Geral

Denúncia: triagem da UPA de Roma manda pessoas irem embora

Reprodução
Os médicos só poderiam atender as situações de UTI, informam pacientes que ficaram sem atendimento  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/11/2014, às 09h04   Gabriel Soares (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Aquela que deveria fazer o serviço intermediário entre a atenção básica e as unidades hospitalares, a UPA de Roma rejeitou pacientes que tentaram atendimento nesta última quinta-feira (30), de acordo com denuncia de leitora do Bocão News. Segundo Joselene dos Santos, 27, a enfermeira responsável pela triagem informa ao público que a unidade só receberia pacientes que apresentavam quadro de risco.

Com dor de cabeça, enjoo, dores no peito, se queixando de dormência no corpo e pressão alta, Joselene chegou à UPA de Roma às 16h, e na triagem foi informada que não poderia ser atendida porque os médicos só estavam atendendo UTI, como informou a enfermeira. Indignada com a situação, a paciente informou que os sintomas dela eram graves, que poderiam acarretar em um AVC ou derrame. Assim, a enfermeira teria reavido o seu discurso, avisou-a que ela poderia esperar, mas que não tinha previsão de tempo para o atendimento.

Enquanto esperava, a leitora do Bocão News assistiu dezenas de pessoas entrarem e saírem da UPA pelo mesmo motivo. Todos ouviam a informação da triagem onde somente os quadros de risco seriam atendidos, e foram embora. Joselene esteve na UPA de Roma até às 21h e voltou para casa sem atendimento.

A equipe do Bocão News procurou a assessoria de comunicação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que gere a unidade, e não conseguiu manter contato com os assessores, uma vez que as atividades da comunicação do órgão se encerram às 16h.



Publicada no dia 31 de outubro de 2014, às 20h10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp