Geral

Belezas do Subúrbio contrastam com violência

Imagem Belezas do Subúrbio contrastam com violência
Bocão News mostra a região de um ângulo diferente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/08/2014, às 12h40   Alessandro Isabel ([email protected])


FacebookTwitterWhatsApp


O Subúrbio Ferroviário de Salvador tem sido personagem frequente do noticiário policial local e nacional, mas bem que a região poderia fazer parte de um dos roteiros turísticos oferecidos por agências de viagens para visitantes da capital baiana.



O crescimento desordenado, aliado ao esquecimento por parte do poder público faz o Subúrbio ganhar destaque negativo na mídia: sinônimo de pobreza e violência. Mas, o turista que tem a oportunidade de conhecer as belezas naturais da região fica encantado e, quase sempre, retorna.

Esse é o caso de Emanuel Carrero. Um publicitário mexicano que conheceu a praia de São Tomé de Paripe em 2008. Em 2010 retornou para não mais voltar à terra natal. “Isso aqui é um paraíso. Conheço as mais diversas praias do mundo, e sem sombra de dúvidas temos uma das mais bonitas”, garante Carrero ao se referir à praia de São Tomé.



A mesma praia, com água calma e morna, só que do lado da Base Naval de Aratu, foi a escolhida pelos presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio “Lula” da Silva e Dilma Rousseff para passar férias de final de ano. “De um lado fica Inema e desse lado temos São Tomé. Não tem diferença alguma, só a quantidade de gente”, explica Carrero sobre a divisão geográfica.



Ainda no Subúrbio, é conservado o trem com sua ferrovia e a maior reserva de Mata Atlântica disponível na capital baiana. Lá está situado o Parque São Bartolomeu. “Mesmo com toda violência e problemas, principalmente sociais, o suburbano gosta de onde mora. Existem aqueles que querem sair, mas existe uma maioria que prefere ficar onde nasceu e se criou”, conta Erica de Sá, moradora de Periperi.

“Temos problemas com segurança, infraestrutura e transporte. Acredito que os governantes não têm interesse em modificar esse quadro, mas ainda tenho esperança em ver a mídia mostrando o Subúrbio pelo olhar positivo e não só de morte e violência”, desabafa e jovem de 21 anos.



A morte e violência que ela se refere apontam para as últimas notícias de chacina, rapto e tortura noticiado nas últimas semanas. “Já tivemos um período muito mais tranquilo aqui. Hoje, a juventude só quer saber de droga e roubar. Não pensam em um futuro. E o pior que isso não é só aqui (no Subúrbio), é algo que está em todos os bairros de Salvador”, lamenta João Pereira, aposentado de 67 anos.



O repórter fotográfico do Bocão News, Gilberto Júnior, registrou algumas imagens de pontos do Subúrbio poucos conhecidos pelos soteropolitanos. Da já citada praia de São Tomé de Paripe até aos bambuzais da BA-526, a estrada do Derba, é possível encontrar em curto espaço de tempo ângulos que mostram a beleza do local.

“Pena que nem todos tenham o interesse de nos conhecer. Acredito que o processo de revitalização da orla de São Tomé e Tubarão possamos ser um pouco mais vistos, mas até lá quem quiser pode vir nos conhecer”, convida Antônio Gerônimo, vendedor de côco em Paripe.


Fotos: Gilberto Júnior | Bocão News

CONFIRA A GALERIA DO BOCÃO NEWS SOBRE O SUBÚRBIO

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp