Geral

Documentário baiano é premiado por instituto de cinema norte-americano

Imagem Documentário baiano é premiado por instituto de cinema norte-americano
É a primeira vez na história do Instituto que um projeto baiano recebe o prêmio  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/04/2014, às 14h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O documentário baiano Jonas e o Circo sem Lona, da Plano 3 Filmes, contemplado no “Edital Arte em Toda Parte”, da Fundação Gregório de Matos (FGM), está entre os ganhadores do TFI Latin America Media Arts Fund 2014, premiação promovida pelo Tribeca Film Institute (TFI), uma organização de apoio as artes criada pelo ator norte-americano Robert de Niro, em Nova Iorque, para apoiar contadores de histórias com forte potencial de inspirar mudanças em suas próprias comunidades e ao redor do mundo. É a primeira vez na história do Instituto que um projeto baiano recebe o prêmio. 
Agora, o Tribeca Film Institute também vai apoiar parte da finalização de Jonas e o Circo sem Lona e também acompanhar o projeto de perto, oferecendo consultoria artística e buscando dar visibilidade ao filme dentro da indústria cinematográfica internacional.

Como parte das primeiras ações, a equipe da Plano 3 Filmes está nesse momento em Nova York, participando do TFI Filmmaker Meetings. No evento, eles receberão um treinamento para pitching e serão apresentados pelo Instituto a mais de 50 profissionais da indústria cinematográfica, em encontros one to one, visando concretizar parcerias para a finalização, distribuição e exibição do filme. Na lista de reuniões, nomes como Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Vimeo, HBO Documentary Films e The New York Times – Open Docs.
"Jonas e o Circo sem Lona" foi filmado durante um ano na Região Metropolitana de Salvador. O documentário conta a história de Jonas, um menino de 13 anos, que sonha em manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa. Enquanto luta por isso, Jonas vai enfrentar o grande desafio de crescer. A história é contada pelo ponto de vista do encontro entre a diretora, Paula Gomes, e o personagem, Jonas Laborda, numa narrativa poética que vai, através da relação de forte amizade entre os dois, refletir sobre o fim da infância e sobre o que fazemos com nossos sonhos quando crescemos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp