Geral

Governo e BID assinam contrato para requalificação da Baía de Todos os Santos

Imagem Governo e BID assinam contrato para requalificação da Baía de Todos os Santos
Acordo provê investimentos de R$ 210 milhões   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/04/2014, às 08h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do Estado vai investir R$ 210 milhões na requalificação da Baía de Todos os Santos, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e por intermédio do Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Bahia).
A assinatura do contrato será nesta quarta-feira (23), às 10h, na sede do BID, em Brasília (DF), pelo secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, as representantes do banco, Danielle Marquis, e da Procuradoria da Fazenda Nacional, Ana Rachel Freitas da Silva.
Maior do Brasil, repleta de ilhas (56 no total), manguezais, quedas d’água, rios e corredeiras, espalhados por 300 quilômetros de costa, a Baía de Todos-os-Santos passará, nos próximos anos, por uma grande transformação, no que se refere à infraestrutura e qualificação profissional.
De acordo com Galvão, os objetivos do programa são o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural, aumentar o fluxo turístico na região e gerar emprego e renda para a população residente nos 18 municípios da zona turística que serão beneficiados. O Prodetur Bahia prevê ainda a recuperação e implantação de infraestrutura náutica, a exemplo de píeres e atracadouros, capacitação profissional e empresarial e ações de preservação ambiental.
Salvador também contará com intervenções, como a requalificação do entorno das ruas Chile, Rui Barbosa e Praça do Tesouro, que ganharão iluminação subterrânea e pavimentação. As melhorias incluem a implantação de uma feira de antiguidades na região e construção de um gradil artístico para o Museu da Cultura Afro Brasileira.
Cachoeira, município localizado a 115 quilômetros de Salvador, vai ganhar um Centro de Documentação e Memória da Cultura Negra do Recôncavo, um espaço com acervo municipal e estadual de esculturas, livros, fotos, referentes às comunidades quilombolas e terreiros de Candomblé. Do outro lado do Paraguaçu, em São Félix, a orla ganhará equipamentos de lazer.
A sinalização turística e rodoviária dos municípios que compõem o programa também está prevista, bem como a implantação de equipamentos de orientação marítima, baseada nos padrões internacionais.
A inclusão social e econômica também se dará através da capacitação empresarial e da qualificação profissional, que terão cursos na área de turismo náutico. Segundo a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, os moradores da Baía de Todos-os-Santos, beneficiados pelo programa, vão aprender a fabricar pequenas embarcações, equipamentos náuticos, assim como noções de empreendedorismo, artesanato, dança, música e capoeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp