Geral

Deputado pede CPI para investigar tráfico de pessoas na Bahia

Imagem Deputado pede CPI para investigar tráfico de pessoas na Bahia
Aços foi movida após cinco irmãos serem encaminhados para adoção, sem autorização dos pais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/10/2012, às 18h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Depois do caso em que cinco irmãos baianos foram entregues para adoção em São Paulo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil vai investigar a suspeita de um esquema de adoção ilegal na Bahia. A denúncia veiculada no programa “Fantástico”, no último domingo (14), envolve uma família do município de Monte Santo, no sertão baiano, que teve os cinco filhos tirados de casa e entregues para adoção em 2011. A guarda provisória das crianças foi assinada em “tempo recorde” pelo juiz Vítor Manoel Xavier, sem a presença dos pais biológicos e da promotoria de Justiça.



Deputado Luiz Couto (PT-PB) // foto: Gustavo Bezerra


O deputado Luiz Couto (PT-PB), primeiro vice-presidente do colegiado, é um dos autores do requerimento para a investigação no esquema na Bahia. Segundo ele, a CPI vai realizar diligência em Monte Santo - ainda sem data marcada- para ouvir as pessoas envolvidas na adoção e solicitar as providências cabíveis. “O fato chama atenção. Mostra que as quadrilhas estão cada vez mais organizadas e ganhando dinheiro à custa do sofrimento alheio”, afirmou Luiz Couto, em nota para o Bocão News. Para ele, “o atestado de pobreza não pode ser o elemento determinante para que os filhos sejam retirados dos pais, como aconteceu com a família do sertão baiano”.


Os filhos de Gerôncio e Silvânia - que hoje estão separados - foram dados para quatro casais de São Paulo. Segundo a reportagem, o juiz Vitor Manoel Xavier teria se baseado em relatórios contraditórios, já que o Conselho Tutelar de Monte Santo não encontrou irregularidades durante as visitas realizadas na residência do casal. Sem saber do paradeiro dos filhos, Gerôncio chegou a ser preso por desacato às conselheiras tutelares. Ele passou três semanas na cadeia e seus pais tiveram que vender a casa para pagar a fiança de R$ 5 mil e hoje moram de favor.

O atual juiz de Monte Santo, Luiz Roberto Cappio encontrou uma lista de irregularidades nos processos. Em entrevista ao “Fantástico”, ele afirmou que “não houve determinação de estágio de convivência e que os pais biológicos não foram ouvidos”. O caso dos filhos de Silvânia e Gerôncio, segundo ele, é apenas um exemplo do que acontece em várias comunidades do sertão baiano, com a atuação profissional do tráfico de crianças. Luiz Roberto Cappio não descarta a possibilidade do retorno das crianças para Monte Santo.

Diagnóstico - A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça concluiu um diagnóstico inédito sobre o tráfico de pessoas no Brasil. Segundo estudo realizado entre 2005 e 2011, em parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes, 475 brasileiros foram vítimas desse crime. Do total, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidos a trabalho escravo. As vítimas têm como destino o Suriname (133); Holanda (71); Suíça (127) e Espanha (104). De acordo com a Polícia Federal, as mulheres representam 55% dos indiciados como aliciadores, recrutadores ou traficantes.

Matéria originalmente publicada às 13h04 do dia 18/10.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp