Justiça decreta prisão de Prisco


Por Caroline Gois

A Justiça decretou, na  manhã desta sexta-feira (18), a prisão do líder grevista da PM na Bahia, o soldado Prisco. Segundo Prisco, em contato com a equipe de reportagem do Bocão News, o motivo da prisão seria "por incitar a tropa", revelou. 

Prisco está na 2ª Vara Crime acompanhado da advogada. "Isto é um absurdo. Mais um. E o governador não cumpre com o que deve cumprir", disse o soldado.

Ainda de acordo com o soldado com Marco Prisco, a prisão domiciliar o "proíbe de acesso a  frequentar quartéis, alojamentos, bem como, associações militares ou civis."

A prisão decretada é domiciliar, temporária e por tempo indeterminado. A associação dos policiais ainda não foi informada sobre a prisão de Prisco. O soldado informou que vai recorrer da decisão.



Reingresso à PM

A Justiça determinou, no dia 9 de maio, pela quarta vez, a reitegração do líder grevista da PM baiana à coorporação. A decisão foi determinada no último dia 3, conforme descrito e registrado em documento do Tribunal de Justiça da Bahia. 


Em março, Prisco havia pedido que fosse reintegrado e informou que, na época, uma auditoria militar decidiu convocá-lo ao Corpo de Bombeiros. Prisco disse que foi demitido em 2002 acusado de panfletagem contra a Polícia Militar. O processo foi classificado pelo soldado como “fraudulento”. “O comando-geral da época do governo César Borges decidiu manter a exoneração. (...) Minha luta não é corporativista, é por uma segurança pública melhor”, observou.

 
A Polícia Militar da Bahia negou, através de nota, que o ex-soldado do Corpo de Bombeiros, Marco Prisco, seria reintegrado à corporação. A assessoria da Polícia Militar informou que "a decisão de trazer o ex-PM é de competência, exclusivamente, do Tribunal de Justiça".
 
Prisco afirmou à equipe de reportagem do Bocão News que a reintegração foi uma determinação do Tribunal de Justiça (TJ). “Fui reintegrado por ordem judicial sim. Se o estado não cumprir, como está fazendo, vou procurar a Justiça”, disparou.
 
Posição do Governo
 
Após as declarações feitas pelo governador Jaques Wagner, em março deste ano, no programa Balanço Geral/ Record Bahia, sobre a postura e ações do policial militar Marco Prisco, o líder do movimento grevista na Bahia resolveu responder e cobrar do Estado. "Nós queremos uma segurança pública melhor para nossa cidade. O movimento foi para isso", afirma Prisco, que deixou a prisão no dia 25 de março.
 
Wagner declarou que o que for determinado pela Justiça terá que ser cumprido. "Se for uma decisão em última instância iremos cumprir. Não tenho nada de pessoal contra Prisco, mas não posso concordar com alguém que queira voltar às fileiras da PM com a postura de intimidação e tomada da ALBA como ele fez", afirmou.

Foto: Roberto Viana// Bocão News
Matéria publicada dia 18 de maio às 13h07

COMENTÁRIOS

- 28/10/2012 - 16:41
PM FAZER GREVE É ILEGAL! HIPÓCRITAS OS QUE DEFENDEM ISSO! PRESTAM CONCURSO SABENDO QUANTO VÃO GANHAR E SABEM QUE A GREVE É INCONSTITUCIONAL!
Ladislau do Vale Batista - 23/05/2012 - 20:41
Ingressei na PM em 1978, e durante todo este tempo este foi o pior Governo que administrou a nossa Bahia. Não sei dizer se naquela época, era melhor porque reinava a ditadura militar, e não era tão severa quanto à ditadura de hoje. Lembro que em 2001,quando aconteceu movimento da PM/BA, porque queríamos melhora de tudo dentro da corporação; por isso nós servidores público decidimos dar uma oportunidade há este governo que estar hoje no poder. Mas, fomos enganados todo este tempo. No entanto alguns, bem pouco que luta para que as mudanças e melhorias aconteca são humilhados, por este governo que pensa que pode tudo, mas, na realidade ele não pode nada, porque hoje a Bahia esta com a educação em estado de greve e outras categorias insatisfeitas com este tipo de governo. E agora não temos transportes para poder viajar, ou realizar nossas obrigações diárias por que os rodoviários estão em greve. E este governo se preocupando em manter PRISCO, em prisão domiciliar; gastando dinheiro sem necessidade com policiais para satisfazer seu ego. Governador este vulcão esta adormecido, rezando para que o tempo passe e as mudanças políticas aconteçam para o bem de todos e da Bahia. Neste momento que o vulcão, esta adormecido com tantos movimentos que se manifesta na Bahia pode acontecer à união geral e levar este Governo a ser ingovernável. Por que hoje neste Estado as Faculdades estão com os semestres prejudicados, com tantos movimentos que se manifesta pleiteando seus direitos que são negados pelo próprio estado que se julga incompetente para solucionar. Agora imagine em 2014, quando o governo decidir retirar todos os mendigos, drogados, sem tetos, das seguintes localidades: Do lado do Fórum Rui Barbosa, da Ribeira em frente a Auditória militar, e até na av. Paralela e esse povo começar a se manifestar, como vai ficar esta Bahia. Por que hoje não se pode mais pegar as pessoas e dar sumiço para mostrar a etiqueta saudável da sociedade. E por que todos podem reivindicar os seus direitos e policiais não pode reivindicar seus direitos nesta Bahia
Devil - 22/05/2012 - 13:39
É repugnante ver alguns comentários esculhambando Policiais, a sociedade brasileira em exclusividade a sociedade baiana, tem a policia que merece, fico indignado como ainda tem policiais que ficam querendo resolver todos os problemas do mundo, temos que continuar fazendo o que os governadores querem que façamos(NADA). Pois eh isso que todo cidadão merece, falo isso com bastante convicção pois temos eh que defender os nossos entes e mais ninguém, pois eles eh quem perdem se nos omitimos. mas cada um sabe onde o sapato aperta, esses que reclamam dos PM´s merecem eh se F..........!!!!!!!!!! Desabafo de um PM.
Renata - 21/05/2012 - 18:36
esse aí é baderneiro. deveria ser enviado para viver para sempre no Paquistão. Fora Prisco, deixe-nos em paz, pare de usar a tropa
monica fontes - 21/05/2012 - 15:29
Privatiza a segurança pública que acaba esta vergonhia,tanto da parte do governo como dos servidores.
boka - 20/05/2012 - 18:13
FORA PELEGRINO PT NUNCA MAIS.ACABÔÔÔÔÔõõ, FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Carregar mais comentários.

COMENTAR

* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

Windows Media Player Winamp QuickTime Real Player

RELACIONADAS

Polícia

Subtenente da PM fica em estado grave após acidente na BA-290

Política

Política

Ministério de Wagner estaria ‘encruado’, diz coluna

Política

Nilo se reúne com Wagner e afinam discurso sobre reeleição para a Alba

Política

Terceiro mandato de Wagner vai ser pior que os dois primeiros, ironiza Geddel