Geral

Simões Filho rebate índices do “Mapa da Violência”

Imagem Simões Filho rebate índices do “Mapa da Violência”
Pesquisa aponta que, nos últimos três anos, cidade teve maior taxa de homicídios do Brasil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/12/2011, às 15h27   Redação Bocão News



Após a cidade de Simões Filho ser considerada a cidade mais violenta do país, a Prefeitura, via assessoria emitiu uma nota contestando os dados do Mapa da Violência.
Segundo a pesquisa, dos dez municípios com maior taxa de homicídios nos últimos três anos no Brasil, metade está no Nordeste, sendo que três deles estão na Bahia. 
Cidade com pouco mais de 116 mil habitantes, Simões Filho está a 22 quilômetros da capital, Salvador, e sua área territorial é de 192,16 km². A quinta economia do Estado, tem uma taxa de homicídios é de 146,4 casos por 100 mil habitantes. 
Veja a nota na íntegra:
Redução de 23,9% nos crimes violentos letais e de 30,2% nos crimes contra patrimônio, de janeiro novembro de 2011. Os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/BA) são um demonstrativo de que os dados do Mapa da Violência 2012 – Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil, pesquisa apresentada pelo Instituto Sangari, não retratam fielmente a realidade atual da segurança no município de Simões Filho.

Os resultados do estudo, que foi amplamente divulgado pela imprensa nos últimos dias, são contestados pela Prefeitura Municipal. Segundo nota de esclarecimento enviada ontem, Simões Filho esclarece que o levantamento falha ao apresentar números registrados apenas pelo Ministério da Saúde, tomando como base somente “os registros de óbitos nos hospitais e ignorando a origem correta dos homicídios”. Por fazer parte da Região Metropolitana de Salvador, o município atende em seu Hospital Municipal pacientes das diversas localidades do entorno, inclusive de Salvador, e provenientes de ocorrências na BA-093. 
Por isso, de acordo com a Prefeitura, os números do Mapa da Violência traçam um quadro não real de Simões Filho. 
O Município, no entanto, reconheceu no comunicado a necessidade de melhorar os índices de segurança pública e garantiu que vem investindo em ações como convênio com a Polícia Militar, aquisição de motocicletas e veículos, reforma do prédio cedido à PM para o seu quartel, além de total apoio às Operações Munzuá e Itinerante (parceria entre Rondesp e Polícia Civil).

Outros destaques são a implantação da Central de Videomonitoramento, que conta com 25 câmeras instaladas, a implantação da Guarda Municipal com posterior aumento de efetivo e de viaturas, são apenas mais alguns exemplos da atuação da administração municipal no combate à violência e na garantia dos direitos do cidadão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags