Geral

Trabalhadores promovem Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa Econômica Federal

Publicado em 15/08/2017, às 23h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Empregados da Caixa Econômica Federal realizaram nesta segunda-feira (15) um ato pelo Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa. Das 16 gerências de filiais da Caixa Econômica Federal que cuidam do FGTS, apenas cinco vão continuar em atividade. O Nordeste não terá mais nenhuma filial.  O fechamento deve atingir cerca de 1,2 mil empregados em todo o país. Ao todo, 131 unidades internas e administrativas em todo o Brasil serão fechadas. O banco vai passar de 424 departamentos para 293 até março de 2018. 

A empresa, que já chegou a ter 101 mil empregados em 2014, poderá ficar com menos de 90 mil, após a reabertura do Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE), em 20 de julho. Além da redução do quadro de pessoal, que gera sobrecarga de trabalho e adoecimento, a direção do banco impõe uma reestruturação e ampliação do Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), que mexe com postos de trabalho e atinge os direitos dos trabalhadores.

Para Augusto Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, "o governo Temer contra ataca a Caixa para atender interesses inconfessáveis do sistema financeiro, que pretende enfraquecer os bancos públicos. Há propostas que circulam no seio do governo que visam retirar o FGTS da Caixa e entregar os recursos também para bancos privados. Na prática isso pode inviabilizar programas, como o Minha Casa Minha Vida e outros projetos de desenvolvimento urbano. É um ataque aos mais pobres", frisou.

Nesta segunda, os membros da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) tiveram nova rodada de negociação da mesa permanente, na qual reafirmaram o posicionamento da categoria contra a reestruturação e a ampliação do programa GDP, em defesa da revogação do RH 037, que abre espaço para a contratação de bancários temporários, pela contratação de mais empregados e em defesa da Caixa 100% pública.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp