Geral

Veículo com biocombustível percorre Sul do Brasil até Montevidéu

Publicado em 26/01/2017, às 16h59   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Núcleo de Soberania Energética do Instituto Surear em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Bioenergia, promovem o Desafio Montenegro-Montevidéu, nesta sexta-feira (27).
O Desafio é realizar uma viagem de 856 Km partindo da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul - onde o veículo será abastecido com biometano (um gás produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos) - e seguir até a cidade de Montevidéu, no Uruguai. Na oportunidade, pesquisadores do Instituto Surear e do Mestrado em Bioenergia da FTC, serão recebidos por representantes do governo uruguaio para apresentação do veículo e dos resultados preliminares do Desafio.
Travessias
Idealizador da travessia, estudante do Mestrado da FTC e presidente do Instituto Surear, Fabrizzio Cedraz, explica que essa já é a terceira viagem com o veículo, que é adaptado com kit GNV 5ª Geração Omegas da Landirenzo.
De acordo com Fabrizzio os resultados alcançados são inacreditáveis. "Conseguimos fazer de 20 a 25 km por m³, a expectativa era alcançar 16 km". 
O Desafio Montenegro-Montevidéu será desenvolvido pelo Instituto Surear em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), por meio do Programa de Mestrado Profissional em Bioenergia, e o apoio e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – SULGÁS. 
O Núcleo de Soberania Energética do Instituto Surear desenvolve pesquisas e projetos que objetivam o desenvolvimento de veículos mais racionais em relação aos recursos energéticos – podendo ser produzidos diretamente da linha de montagem ou por meio de centros de conversões independentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp