Geral

Chuvas fortes, mas passageiras, não causam estragos em Salvador, afirma Codesal

Publicado em 28/05/2016, às 09h56   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O sábado (28) amanheceu com chuva na capital baiana. A madrugada registrou forte chuva em quase toda cidade, mas de forma passageira. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Álvaro Silveira, nenhuma ocorrência foi registrada. "Está tudo tranquilo, sem nada grave", afirmou ao Bocão News.  Segundo Álvaro, esta chuva não é forte e é típica de inverno. 
Em nota divulgada no final da manhã, Defesa Civil apresentou o boletim da "Operação Chuva 2016" e apontou que até as 11h41 havia sido registradas 15 solicitações de emergência. Foram dois amagamentos de imóvel, três ameaças de desabamento de imóvel, quatro ameaças de deslizamentos de terra, uma árvore caída, três deslizamentos de terra e duas infiltrações. Não há registro de feridos.
Áreas de risco
São locais não propícios à construção de casas, pois estão sujeitas a desastres naturais como desabamento e inundações. Essas áreas estão crescendo devido a ação irregular do homem contra a natureza - isso se deve a alteração de cursos d’água, ocupação de várzeas e encostas, queimadas, produção e deposição inadequada de lixo, desmatamentos, dentre outros. As encostas de morros e as beiras de rios são locais considerados como áreas de riscos, onde deve ter um constante monitoramento.
Quando se inicia o período chuvoso tende a aumentar os riscos de inundação, desabamentos de casas e deslizamentos de terra. Em função da condição topográfica da cidade de Salvador, há algumas décadas, as áreas com maior risco concentravam-se nas regiões próximas a falha geológica que separa a cidade alta e a cidade baixa. Estendia-se, portanto, nos arredores da Avenida Contorno, próximo ao túnel Américo Simas, no bairro da Liberdade e na Região Suburbana. Hoje, em função do crescimento habitacional desordenado, essas áreas se espalham entre a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e a BR 324.
Em caso de emergência disque 199. A CODESAL está de plantão 24h por dia.
Notícia atualizada às 12h03.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp