Geral

Tudo pronto para a festa de Iemanjá no novo Rio Vermelho

Publicado em 02/02/2016, às 05h44   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura preparou um esquema especial de operação para garantir conforto e estrutura a baianos e turistas que vão participar da festa de Iemanjá, que acontece nesta terça-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, cuja orla foi totalmente requalificada. As atrações foram definidas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur): o cantor, compositor e agitador cultural Carlinhos Brown e o roqueiro Márcio Mello. Brown subirá ao palco montado no novo mirante do Rio Vermelho, localizado na Praia da Paciência, a partir das 14h. O Cacique do Candeal estará acompanhado da Bateria Sustentável, composta por 100 percussionistas. Mais tarde, às 19h, o cantor Márcio Mello vai se apresentar no espaço Toca Raul, próximo à Igreja de Santana, também na nova orla.
Social, ordenamento e Guarda - Durante as homenagens à Iemanjá, a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) realizará rondas de abordagem social em todo o perímetro da festa. Neste trabalho, equipes formadas por técnicos, fiscais e educadores farão a triagem de pessoas em situação de rua e combate ao trabalho infantil. A operação da Guarda Municipal, por sua vez, tem início hoje, a partir das 22h, em apoio à varredura da Secretaria de Ordenamento (Semop), e continua no dia da festa, em apoio aos demais órgãos, com efetivo total 124 servidores.
A Semop cadastrou 569 ambulantes para a festa. Serão empregados 75 fiscais que terão apoio da Guarda Municipal e também da Polícia Militar do bairro. A Salvamar irá operar com 15 agentes e conta ainda com um posto fixo. Os salva-vidas irão acompanhar a entrega do presente a Iemanjá com um bote e uma moto aquática. Para atender a demanda, a Prefeitura disponibilizará 225 sanitários químicos, sendo que quatro são reservados para pessoas com deficiência. Além disso, a Limpurb realizará a varrição, coleta e lavagem de vias, logradouros e instalações.
Saúde e Trânsito - De acordo com a Secretaria de Saúde (SMS), o posto médico da Barra funcionará normalmente no dia da festa, para garantir o atendimento da população. A Transalvador vai alterar o trânsito no Rio Vermelho, além de proibir o estacionamento em alguns trechos do bairro e a circulação de trios elétricos e carros de som no espaço da festa. O acesso dos moradores está garantido, mediante comprovante de endereço. Entre as 4h da terça-feira (2) e às 6h da quarta-feira, serão proibidos a circulação de veículos e o estacionamento na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, nas ruas Guedes Cabral, Borges dos Reis, Almerinda Dutra, João Gomes e Conselheiro Pedro Luiz, além do Largo da Mariquita.
O tráfego será desviado nas avenidas Oceânica (na interseção entre a Rua da Paciência e a Rua Eurycles de Mattos) e Cardeal da Silva (à altura da Rua Almirante Barroso). Também na Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Avenida Juracy Magalhães Júnior) e na Rua Conselheiro Pedro Luiz (à altura do retorno para a Avenida Vasco da Gama). As ruas Marquês de Monte Santo (no trecho compreendido entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos); e Odilon Santos (entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho), terão sentido duplo de tráfego.
A partir das 4h desta terça, as barreiras fixas serão instaladas nas seguintes interseções: Rua Conselheiro Pedro Luiz/Rua Canavieiras; Rua Conselheiro Pedro Luiz/Rua Vieira Lopes; Rua da Paciência/Rua Almirante Barroso; Rua da Paciência/Travessa Prudente de Moraes; Rua da Paciência/Rua Lídio de Mesquita; Rua Oswaldo Cruz/Avenida Juracy Magalhães Júnior; Rua Vieira Lopes/Rua João Gomes; Rua Vieira Lopes/Rua Ilhéus; Avenida Juracy Magalhães Júnior/Rua Vieira Lopes; Avenida Cardeal da Silva/Rua José Tabuada Vidal; Avenida Cardeal da Silva/Travessa Prudente de Moraes; Praça Brigadeiro Faria Rocha/Rua Marquês de Monte Santo; e Rua Odilon Santos/Travessa Basílio de Magalhães.
Transporte - Por conta dos festejos em homenagem a Iemanjá, nesta terça-feira (2), a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai prolongar a operação de 13 linhas de ônibus para atender a popula~çao. As linhas que terão sua última faixa dos dias úteis prolongada até 1h da quarta-feira (3) são: Conj. Pirajá I – Pituba; Faz. Coutos – Pituba; A. de Santa Terezinha / Rio Sena – Pituba; Alto do Cabrito /B.V.Lobato – Pituba; Vale dos Rios / Stiep R3; Nordeste – Ribeira; Nordeste – Joanes / Lobato; Barbalho – Iguatemi; Santa Mônica - Pituba; N. Brasília/Jd. N. Esperança / 7 de Abril – Barra; Sussuarana – Barra R2; Cabula VI – Pituba; Mata Escura – Pituba; Estação Pirajá – Barra 3, também terá seu funcionamento prolongado até as 23h30.
Ainda para o evento, a Semob vai disponibilizar nove veículos da frota reguladora, que ficarão à disposição da demanda das 18h às 2h.  Além disso, haverá modificação de itinerário para as linhas que circulam pela região do Rio Vermelho.
Sustentabilidade - Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se preservar as praias e, ao mesmo tempo, motivar a entrega de presentes biodegradáveis durante a festa de Iemanjá, a campanha Balaio Verde, da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), ocorrerá durante três dias em defesa das praias. No dia de Iemanjá, faixas e banners com frases incentivando a prática da entrega de oferendas biodegradáveis estarão distribuídos em pontos onde acontecem os festejos. Além disso, no Rio Vermelho uma equipe da Secis irá atuar na praia instruindo quem escolhe por entregar presentes que causam impactos ao meio ambiente. 
A campanha Balaio Verde realizada pelas redes sociais da pasta durante os dias que antecederam as homenagens à orixá oferece dicas simples de oferendas biodegradáveis para um balaio mais sustentável, sem deixar de lado o incentivo pela tradição. Entre elas: ofereça flores 100% naturais; em vez de jogar o frasco perfume o balaio; escolha pentes de madeira; use fitas e adereços de fibra natural; e prefira as bonecas de pano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp