Geral

Assista: Guardas municipais agridem moradores em ação da Sucom no Centro

Publicado em 03/10/2015, às 13h32   Eliezer Santos (Twitter: @eliezer_sj)


FacebookTwitterWhatsApp

Comunidade ficou assustada com a truculência praticada pelos agentes
O que era para ser uma operação pacífica da Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) para derrubada de um muro construído irregularmente em via pública na Ladeira da Preguiça, no bairro Dois de Julho, no Centro, se transformou numa sessão de pancadaria e atos truculentos de agentes da Guarda Municipal, que acompanhavam os trabalhos da equipe do órgão.

Em um vídeo enviado ao Bocão News pelos moradores, é possível ver agressões deliberadas dos guardas contra as pessoas que tentaram intervir na derrubada, temendo que ela chegasse às casas. De acordo com os moradores, três casas caíram decorrentes das chuvas nos últimos dias e um muro foi construído para conter possíveis desabamentos. Segundo a moradora Eliane Silva, os agentes municipais chegaram "com muita truculência, oito viaturas  e não permitiram o trajeto dos moradores na rua sem nenhum tipo de noticicação prévia". Aidna segundo a moradora, crianças e idosos acompanharam cenas de agressões, com armas químicas.

A reportagem falou com a secretária Rosemma Maluf, da pasta de Ordem Pública - responsável pela Guarda Municipal (GM), que confirmou a presença dos agentes no local, mas disse desconhecer as agressões. Em contato com o Bocão News, a assessoria da GM prometeu enviar nota sobre o ocorrido.

Já a Sucom encaminhou à reportagem e informou que o muro foi construído em área de propriedade da Santa Casa de Misericórdia, sem autorização dos órgãos competentes. Ainda de acordo com o órgão, "O responsável pela construção foi notificado no dia 8 de setembro para demolir o muro. Como a medida não foi cumprida, fiscais da secretaria demoliram a construção, como previsto no Código de Obras do Município (Lei 3.903/88), que estabelece que toda e qualquer obra, particular ou pública, só pode ser iniciada após licença ou autorização da Prefeitura, que expedirá alvará, de acordo com a legislação". Ainda de acordo com a Sucom, os agentes realizaram o isolamento para evitar que vestígios de concretos machucassem os moradores e informou que um dos agentes agentes foi agredido. "um homem de pré-nome Marcelo tentou impedir a execução da demolição, sendo então alertado pelos guardas que não poderia ultrapassar a área demarcada para não se machucar com a demolição. Marcelo então desferiu um soco em um dos agentes, que buscou conter o agressor". Os envolvidos foram encaminhados para a UPA dos Barris, para atendimento. A Sucom ainda informa que "a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vai apurar se houve abuso por parte dos agentes da Guarda Municipal envolvidos na operação".

Assista às agressões: 
Atualizada às 18h50
Com informações do repórter Victor Pinto
Veja a galeria de fotos

P
ublicada originalmente às 20h do dia 2 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp