Geral

Conselho Comunitário de Segurança é criado no Bairro da Paz

Publicado em 18/06/2015, às 18h07   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bairro da Paz, em Salvador, foi criado na tarde desta quinta-feira (18). Com apoio do programa Pacto pela Vida, a intenção é que os integrantes do Conseg atuem como interlocutores do bairro em prol da ampliação das políticas públicas que estão em andamento, assim como as que estão previstas para a comunidade. A diretoria executiva do Conseg é composto por 13 moradores, que ficarão à frente do conselho por três anos.
Marcelo Santos é o presidente eleito do Conseg Bairro da Paz. Segundo ele, todo processo democrático é importante para proporcionar melhorias e políticas positivas. "O Conseg vai dar oportunidade para que a gente tenha esse elo com o poder público, que sejamos ouvidos por qualquer órgão representativo. Vamos ter essa ligação. Seremos escutados".
De acordo com o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (Feconseg-BA), Francisco Borges, a mobilização para a criação do Conseg no local foi feita juntamente com a Base Comunitária de Segurança (BCS). "Logo após a criação dos Consegs, os resultados têm sido bastante positivos, tanto na interação dos trabalhos e projetos sociais quanto na diminuição dos índices de criminalidade".
A base comunitária foi implantada em setembro de 2012 no Bairro da Paz. Desde então, a população tem sido contemplada por uma série de ações coordenadas pelo Governo do Estado, por meio do Pacto pela Vida. Segundo o comandante da base, capitão PM Henrique Alves, a criação do Conseg, além de aproximar ainda mais a segurança pública dos cidadãos, vai contribuir para que as ações estejam alinhadas com os anseios dos moradores. "Com a criação do conselho, nossos projetos sociais vão ser fortalecidos". Além de representantes da Polícia Militar da Bahia (PMBA), a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, participou do evento. 
Conseg Imbuí
Um dos Consegs que têm apresentado resultados positivos é o do bairro Imbuí, que foi criado em julho de 2013. Uma série de ações preventivas, como palestras e treinamentos na área de segurança pública, já foram realizadas pelo conselho com apoio das polícias Civil e Militar. De acordo com o presidente do Conseg Imbuí, Jorge Chaves, desde que foi instituído, o conselho tem contribuído com as frentes de segurança pública e vice-versa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp