Geral

Marcha da Maconha: manifestantes pedem a 'cabeça de Barbosa'

Publicado em 25/05/2015, às 06h54   Aparecido Silva (Twitter: @cydosylva)


FacebookTwitterWhatsApp

Em caminhada pelo Centro de Salvador na tarde desse domingo (24), integrantes da Marcha da Maconha para em frente ao prédio que pertence à Secretaria de Segurança Pública da Bahia e gritaram palavras de ordem contra a instituição, a exemplo de "queremos a cabeça de Barbosa". O grito de guerra é uma alusão ao secretário de Segurança, Maurício Barbosa.

Segundo Bruno Soares, um dos organizadores do movimento na capital baiana, além da legalização da maconha, o ato é um repúdio ao índice de mortes de jovens negros na Bahia.


"Nós queremos o fim do genocídio do povo negro e àquilo que chamamos de fatídica guerra às drogas", pontuou Soares em conversa com a reportagem do Bocão News.

Para Rafael Digal, membro do movimento Campo da Juventude Pajeú, o discurso hegemônico de que as drogas são as raízes da violência é uma construção cultural. "Isso é utilizado exatamente para criminalizar o uso das drogas.  É essa criminalização que gera a violência", acredita Digal, que defende a regulamentação do uso do entorpecente.

A caminhada da Marcha da Maconha Salvador 2015 teve início na Praça do Campo Grande, seguindo pela Avenida Sete de Setembro até a Praça Municipal.

Publicada no dia 24 de maio de 2015, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp