Geral

Liderança do DEM usa marca da prefeitura de Salvador em publicidade de obras

Publicado em 01/03/2015, às 13h01   Gabriel Soares (Twitter: jornalsoares)


FacebookTwitterWhatsApp

Quem passa pelas ruas do Matatu de Brotas pode se deparar com outdoors onde aparece a logomarca da Prefeitura de Salvador, mas sem o propósito de ser uma publicidade do órgão gestor municipal. A situação se deve porque a liderança do DEM no bairro, Cláudio Bispo dos Santos, como o próprio se apresentou, fez placas de agradecimento às obras realizadas na localidade, e associou a imagem oficial da prefeitura mesmo sem ter autorização concedida para isto.

Segundo a assessoria da prefeitura, o caso será investigado e medidas administrativas poderão ser tomadas. A informação prestada ao Bocão News é que o diretor de publicidade do município será acionado para apuração. "A marca da prefeitura tem de ser utilizada pela prefeitura. Não autorizamos e é um equivoco ser usada por terceiros", explica a assessoria.

Ademir Ismerim, advogado especialista no Código Eleitoral, afirma que apesar de não ter visto a publicidade, ela pode sim, caracterizar uma infração caso tenha uma intenção de captação de votos em período não autorizado. "Caso seja interpretada a intenção de propaganda eleitoral nesta ação, ele seria punido por propaganda eleitoral antecipada, sem contar que uma marca pública precisa de autorização para ser utilizada", comentou.

Nas placas constam três imagens em série: Cláudio Bispo abraçado com ACM Neto, a marca da campanha de "Cal Me Ajude" e a logomarca da Prefeitura de Salvador. "Cal Me Ajude" foi o nome utilizado por Cláudio na campanha para vereador em 2012, mas o mesmo não conseguiu votos suficientes para a eleição.

Em conversa com a reportagem do Bocão News, Cláudio Bispo contou que não sabia da necessidade de autorização para utilizar a marca da Prefeitura de Salvador, e que se sentiu à vontade por ser a liderança do bairro que recebeu a comitiva do prefeito.

"Quando ACM Neto e os seus secretários vieram no bairro, fui eu quem os acompanhei por ser a liderança do DEM aqui, fiz as intermediações com a população, e ajudei a apontar as demandas locais que estão sendo sanadas. Como os outdoors são de agradecimento aos serviços prestados, não imaginei que precisaria de alguma liberação", explica Cláudio. 

Publicada originalmente dia 28 de fevereiro de 2015 às 19h44

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp