Geral

Jovem desenvolve creme para remover tatuagem; entenda

Publicado em 20/02/2015, às 09h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa desenvolvida pelo estudante da Universidade Dalhousie, Alec Falkenham, no Canadá, promete apagar as tatuagens de uma maneira indolor. Em entrevista à CBC News, Falkenham explica que desenvolveu um creme que deve ser passado na pele para fazer a tatuagem desaparecer.
O inventor diz ainda que não sabe quantas aplicações serão necessárias e que vai variar de pessoa para pessoa. O jovem PhD estima que o creme custe US$ 4,5 (cerca de R$ 13) e seja suficiente para fazer desaparecer 10 centímetros de tatuagem.
O pesquisador já está em busca do licenciamento para liberar o produto para comercialização, mas não existe ainda previsão para o início das vendas. A nova solução será uma alternativa à remoção a laser, que é dolorosa, cara e deixa cicatriz.
Como funciona
Quando uma tatuagem é feita, a tinta é depositada na derme, que não sofre renovação como a epiderme (camada mais externa da pele). Cada picada da agulha é uma ferida. Com a reação do corpo ao processo inflamatório, células do sistema imune são enviadas para o local da ferida e, a partir daí, os macrófagos tentam limpar essa inflamação que seria como "comer a tinta". Com o tempo, os macrófagos passam a atuar lentamente ou simplesmente param de agir.
O creme desenvolvido por Alec Falkenham cria novos macrófagos para substituir os 'antigos' que estão cheios de tinta. A pesquisa do canadense ainda não está completa, mas ele garante que o produto vai funcionar bem, especialmente em tatuagens com dois anos ou mais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags