Geral

Trabalhadores do setor aéreo paralisam atividades em protesto

Publicado em 22/01/2015, às 17h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Por aumento de salários, os trabalhadores do setor aéreo fizeram protesto na manhã desta quinta-feira (22) em aeroportos brasileiros, causando atraso em voos. Às 17h, dos 1665 voos domésticos programados, 291 (17,5% do total) estavam atrasados e 138 (8,3%) foram cancelados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
As manifestações ocorreram nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Guarulhos, na Grande São Paulo, além dos aeroportos de Santos Dumont e Antonio Carlos Jobim, ambos no Rio de Janeiro.
A paralisação também atingiu o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, Santa Catarina, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o sindicato dos aeroviários, a categoria só deve decidir pelo fim da paralisação após uma audiência marcada para esta sexta-feira (23), às 14h, em Brasília.
Às 15h, representantes do aeronautas reuniram-se em assembleia para definir se a greve deve ser estendida para o dia seguinte ou se haverá uma suspensão temporária. Até as 17h40, o encontro não havia sido encerrado.
Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) informaram que a paralisação teve um impacto mínimo aos passageiros.
"No entanto, ainda assim o movimento impactou mais de 20% da operação prevista, não garantindo um efetivo mínimo de 80% dos colaboradores, estabelecido pelo judiciário", diz o comunicado. Ainda segundo as entidades, as aéreas estão "normalizando as operações e adotando as medidas judiciais cabíveis".
*Fonte: G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp