Geral

Guarda Municipal registra 280% mais ocorrências em 2014

Publicado em 15/12/2014, às 21h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Guarda Municipal de Salvador, órgão vinculado a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência (Susprev), registrou 590 ocorrências entre janeiro e novembro de 2014. O número é 280% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. A maior parte das ocorrências corresponde a acidentes de trânsito, apreensão de armas brancas e de fogo, prestação de socorro, furto, porte e uso de entorpecentes.
Atualmente, a Guarda Municipal conta com um contingente de 1.289 agentes. Desse número, 500 atuam diretamente nas ruas e estão espalhados principalmente pelo Centro Histórico, Campo Grande, Cidade Baixa, Parque da Cidade, Abaeté e Boca do Rio – locais onde existe a necessidade de constante vigilância. Outros 749 guardas atuam em lugares específicos como prédios públicos, postos de saúde, escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e conselhos tutelares, e mais 40 trabalham no setor administrativo.
Além da atuação nas ruas e em departamentos públicos, as ações em auxílio aos demais órgãos, iniciada em outubro de 2009, foi intensificada nos últimos dois anos. Os guardas atuam para garantir a eficiência de serviços públicos, como os mutirões contra dengue, fiscalização contra poluição sonora, apreensão de CD s e DVD s piratas, desocupação de imóveis de alto risco, ordenamento das feiras e comércio informal, mutirões de limpeza, retirada de sucatas, fiscalização das filas nos bancos e apoio as operações da Lei Seca. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com Semop, Sucom, Transalvador, Codecon, Limpurb,Vigilância Sanitária e Transalvador.
A frota de veículos da Guarda Municipal também foi ampliada, de três automóveis em 2012, para 52 hoje, entre viaturas, carros administrativos, motos, picapes, kombis, ônibus e três bases móveis. Além disso, todo o contingente da corporação passou por um curso de requalificação nos últimos dois anos, com aulas de defesa pessoal, imobilização, táticas policiais, legislação de trânsito, ética, moral, cidadania e disciplinas jurídicas, num total de 160 horas de aulas teóricas e práticas.
Além disso, para que os guardas estejam sempre atualizados, a Susprev faz parcerias com diversos órgãos municipais. Vários cursos são realizados periodicamente desde 2008: "Atendimento ao cliente", "Inclusão digital", "Direção defensiva" e "Reciclagem para motociclistas e motoristas". Mais de 600 agentes já participaram do "Curso de operador de taser", ministrado pela Força Nacional e Polícia Militar.
A Guarda Municipal também conta com um Grupamento de Operações Com Cães (GOC), formado por 12 agentes e quatro cães treinados para atuar como socorristas e resgatistas, em situação de desastres como: deslizamento de terra, alagamentos e desmoronamento de casas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp