Esporte

Bahia decepciona e é derrotado pelo Conquista em primeiro jogo no Baianão

Publicado em 02/02/2015, às 10h12   Tarso Duarte (Twitter: @tarsoduarte)


FacebookTwitterWhatsApp

O ano não começou bem para o atual campeão baiano. Na primeira partida oficial do ano, o Bahia acabou decepcionando e foi derrotado pelo Conquista por 2 a 0, em jogo realizado no estádio Lomanto Júnior.


O tricolor até começou jogando bem e comandava as ações até os 38 minutos de jogo, quando os donos da casa abriram o placar e passaram a dominar partida por completo, domínio esse que só aumentou após o jovem lateral direito do Bahia, Railan, ser expulso em jogada infantil, em que colocou a mão na bola dentro da área.  

O jogo 
Logo aos quatro minutos de bola rolando, o tricolor chegou com Kieza, que recebeu bom passe de Williams Santana e bateu cruzado, mas o goleiro adversário desviou e a zaga tirou para escanteio no complemento da jogada. Após a cobrança, Titi ficou com a sobra e bateu de fora da área, sem perigo para o gol de Viáfara.

Quatro minutos depois, Willians Santana deu mais um bom passe, desta vez para Tchô, que tentou driblar á dentro da área e desperdiçou boa chance para o tricolor.

Mesmo com o domínio do Bahia continuando, o jogo ficou mais disputado no meio campo, e apenas dez minutos depois houve outro lance de perigo. O lado direito da ataque tricolor funcionou novamente, com Railan cruzando para Tchô, mas o meia não pegou bem na hora de chutar e ficou fácil para o arqueiro colombiano.

O Conquista chegou com perigo pela primeira vez aos 33 minutos. De muito longe, Diogo Capela bateu de longe, e quase surpreendeu Omar, que precisou se esticar e mandar para escanteio.

O mesmo Diogo Capela abriu o placar para os donos da casa, apenas cinco minutos depois.  Em belo lance do ataque conquistense, a bola passou de pé em pé até chegar ao atacante, que bateu cruzado, sem chances para o goleiro do Bahia. Conquista 1 a 0. 

Já no final da primeira etapa, o lance mais bizarro desta primeira rodada no estadual. Railan fez uma defesa digna de Marcelo Lomba após chute de Carlinhos, mas como não é goleiro foi expulso pelo juiz Lúcio Araújo, que ainda marcou pênalti para o Bode. Na cobrança, André Oliveira bateu bem, deslocando Omar. Conquista 2 a 0. 

Segundo tempo

Com um jogador a menos, o Bahia ainda chegou a tentar uma reação na segunda etapa, mas esbarrou na postura defensiva imposta pelo time da casa, que colocou muitos atletas no meio campo e impediu a criação de jogadas do Esquadrão.

A primeira chance na etapa complementar saiu de mais um passe de Williams Santana, que, aos seis minutos, ajeitou para Bruno Paulista, mas o jovem volante bateu para fora.

Aos 20 minutos o Conquista teve um golaço anulado corretamente. Após cruzamento da direita, Rafamar cabeceou bonito, no ângulo, mas estava impedido no lance.  

Com a partida controlada e com o time levando perigo nos contra-ataques, a torcida do Bode iniciou uma grande festa nas arquibancadas, com direito a gritos de ‘Olé’ quando o time de Evandro Guimarães tocava a bola no meio campo.

O técnico do Bahia, Sérgio Soares, ainda tentou mudar o resultado colocando o jovem Zé Roberto, que marcou dois gols no amistoso contra o Shakhtar Donetsk, mas não surtiu efeito e o tricolor ainda teve o lateral esquerdo Raul sendo expulso nos acréscimos, e voltou com a derrota para Salvador.

Na próxima rodada, o Esquadrão recebe o Jacobina,  no sábado (07), em Pituaçu, pela segunda rodada da competição.

Nota originalmente postada dia 1º 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp