Especial

Corpus Christi: fiéis participam de missa e procissão com Dom Murilo

Publicado em 26/05/2016, às 09h59   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Na Arquidiocese de Salvador os fiéis participam, na manhã desta quinta-feira (26), de uma Missa campal em frente à igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus), presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, em comemoração à solenidade de Corpus Christi.
Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairam em procissão. Durante todo o percurso – do Terreiro de Jesus ao Campo Grande –, Dom Murilo carregou o ostensório com o Santíssimo Sacramento. “Temos, pois, um compromisso: amar de maneira especial Jesus Eucarístico; adorá-lo; visitá-lo em nossas igrejas; contemplá-lo em momentos de adoração eucarística. Jesus tem direito de esperar de nós, de nossas comunidades e de nossas paróquias, uma adoração especial. Por isso, com os discípulos de Emaús, nós lhe dizemos: ‘Fica conosco, Senhor. Nossa casa, nossas paróquias, nossa cidade – cidade que leva teu nome – e nossa Arquidiocese são tuas. Fica conosco e
alimenta-nos com o pão que é teu corpo, com a bebida que é teu próprio sangue!
Amém!’”, diz Dom Murilo.
Embora, nesse dia, cada paróquia conte com uma programação própria para celebrar Corpus Christi, todas elas e também os grupos, movimentos, pastorais, irmandades e associações, como todos os fiéis, são convocados a participar da celebração no centro da cidade e, na medida do possível, levar faixas e estandartes.
Corpo e Sangue de Cristo
Originada no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo pedindo-lhe que a Eucaristia fosse celebrada com destaque, a Solenidade de Corpus Christi teve início somente no ano de 1264, por meio da bula Transiturus de hoc mundo, instituída pelo Papa Urbano IV. No ano de 1269, a solenidade foi oficialmente decretada. “Nós, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, temos um compromisso especial com Jesus Eucarístico: esta foi a primeira cidade do Brasil a organizar e promover a solenidade de Corpus Christi. Aqui aconteceu, pela primeira vez em nosso país, a já tradicional procissão ligada a essa solenidade. Nossa cidade foi o altar onde Jesus, pela primeira vez, foi adorado solenemente!”, afirma Dom No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

VEJA MAIS IMAGENS AQUI

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp