Entretenimento

Os artistas negros precisam de mais espaços e mais visibilidade, diz Vovô do Ilê

Publicado em 24/01/2015, às 08h23   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)


FacebookTwitterWhatsApp

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), a Coletiva de Imprensa da 36ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. O encontro contou com a presença da diretoria do bloco Ilê Aiyê e das 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano, além da rainha de 2014, Cíntia Paixão.

Todos os detalhes da festa, que acontecerá neste sábado (24), na Senzala do Barro Preto, foram apresentados durante a Coletiva. A sede será palco para de mais uma edição da Noite da Beleza Negra, a mais importante e disputada festa realizada pelo Bloco Afro Ilê Aiyê. O evento celebra o tradicional concurso Deusa do Ébano, que escolhe a nova rainha do bloco para desfilar com o Ilê no Carnaval. A Band’Aiyê, Lazzo Matumbi e o jamaicano Dr. Norris Weir animarão a festa, que acontece a partir das 21 h, com a promessa de mais surpresas.

“A 36° Noite da Beleza Negra é sempre muito gratificante, principalmente por ser fruto de um bloco afro da Liberdade, e que vem acompanhado sempre de resultados positivos”, disse o Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade, adiantando para o Bocão News, que esse ano a festa será dirigida por Elísio Lopes, onde contará com algumas performances diferentes, mais tecnologia e ainda garantiu que quem for assistir ao show conferirá um belíssimo espetáculo.

Segundo Vovô, o sonho do Ilê Aiyê, que se realiza há 36 com a eleição da Deusa do Ébano, não é só o de premiar a beleza, mas também fortalecer a identidade e a consciência entre as mulheres negras baianas: ‘A Noite da Beleza Negra é um dos eventos mais importantes do Ilê e da negritude baiana: “É a afirmação da consciência negra, colaborando para a manutenção das nossas raízes, da nossa cultura”.

Perguntado sobre uma candidata que representasse a Liberdade, o presidente da entidade contou que, infelizmente nessa edição não teve, mas, contará com 15 lindíssimas negras que vem de vários bairros de Salvador, a exemplo de Itapuã, Sussuarana e Federação: “É muito importante a participação dessas mulheres maravilhosas que representarão a beleza negra no Carnaval e durante todo o ano”, frisou Vovô, lembrando que o negro sempre teve uma participação discreta no Carnaval, precisando assim mudar esse quadro.

“O negro precisa de mais reconhecimento, e já temos essa importância que pode ser vista pela contribuição que os blocos afros dão, o tratamento a nível governamental, em nível de setor privado e patrocínio. Os artistas negros precisam de mais espaços e mais visibilidade, para mostrar que eles também são muito bons”, completou.

Embora não esteja patrocinando o Carnaval 2015 de Salvador, a estatal, em mais um ano, “chega junto” à entidade afro, com patrocínio tanto para o Carnaval do Bloco Ilê Aiyê quanto para a festa da Noite da Beleza Negra. A Petrobrás é patrocinador do Ilê desde 2001, quando um deputado evangélico da época, Reginaldo Germano, conseguiu a parceria. Além da Petrobrás, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia patrocina o evento, junto com a Caixa e Governo Federal.

Nota originalmente postada dia 23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp