Entretenimento

Dia do Samba agita os espaços do Pelourinho nesta terça-feira

Publicado em 02/12/2014, às 05h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O calendário de festas populares, que movimenta a cidade de Salvador no mês de dezembro, começa nesta terça-feira (2), com as comemorações do Dia Nacional do Samba. No Centro Histórico foi realizada a primeira homenagem à data, festejada há mais de 40 anos. A tradição se mantém até hoje, com programação gratuita no Largo do Pelourinho e nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água. 
Hoje à noite, oito dos principais sambistas e grupos da Bahia vão reafirmar que não perdem o prazer de cantar samba. A celebração é realizada pela Secretaria de Cultura do Estado  (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).
A programação começa às 20h em todos os palcos. No Largo do Pelourinho, o grupo Negros de Fé faz a abertura da noite, que continua às 22h30, com o Bambeia. O Largo Pedro Archanjo vai ser palco dos grupos Barlavento, às 20h, e Fora da Mídia, às 22h30. O célebre sambista Walmir Lima começa a festa do Largo Tereza Batista, às 20h, passando o bastão para Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G, às 22h30. Já no Largo Quincas Berro D’Água, a noite esquenta com os shows do Amoroso Samba e do Grupo Trem de Luxo, às 20h e às 22h30 respectivamente. Todas as apresentações são gratuitas.
O 2 de dezembro é escolhido para comemorar o Dia do Samba por ter sido nesta data que o compositor Ary Barroso esteve na Bahia pela primeira vez. Curiosamente, antes deste acontecimento, ele já havia escrito a célebre canção 'Na Baixa do Sapateiro', que em seus versos eternizou a Bahia como a terra da felicidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp