Educação

Termo Piriguete ganha espaço em dicionário Aurélio

Imagem Termo Piriguete ganha espaço em dicionário Aurélio
'Ricardão, 'sex shop' e 'balada' também terão seus significados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/09/2011, às 01h06   Milene Rios


FacebookTwitterWhatsApp

A nova edição escolar do dicionário “Aurélio” traz algumas palavras um tanto quanto inusitadas, mas que diariamente estão na boca do povo, e aliás são mais utilizadas do que nos termos formais do significado.

O dicionário será lançado dia 11 de setembro na Bienal do Livro no Rio e a novidade é a palavra “piriguete”, muito usada na Bahia, mas que ganhou espaço em todo o Brasil. A palavra pode ter vários significados, a depender de quem a esteja utilizando. É um termo que pode expressar a garota curtideira, que anda de shortinho (ou não) e sempre acompanhada das amigas na balada, para outros, pode ser aquela menina que mesmo curtindo pouco, é muito namoradeira.

Na Bahia, há quem diga que piriguete (ou piri, em termo mais carinhoso) é quem gosta mesmo de pagode, de festa de camisa, e colorida. Para os homens, são aquelas gostosonas que andam de shortinho curtinho que dão bola para todos os amigos da turma, mas o cara pegaria só por um dia. Para as mulheres, “piriguete” nada mais é, do que aquela cretina (principalmente se ela for bonita) que olhou para seu namorado, independente da situação em que ela se encontra.

A palavra teve origem na periferia de Salvador. A expressão 'periguete', que é mais usada na versão 'piriguete', é fruto da junção das palavras "perigosa" e "girl" (garota em inglês), porém o “ete” foi adaptado para dar soar melhor.

No entanto, o dicionário “Aurélio" pegou leve no significado da palavra das “garotas levadas”. Na edição que será lançada, 'periguete' significa “moça ou mulher que não tendo namorado e apenas demonstra interesse por qualquer um”.  

Além da 'periguete', o novo “Aurélio” traz significados jamais vistos em outras edições para termos como 'ricardão, 'sex shop' e 'balada'.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp