Educação

No Colégio Central, alunos marcam presença para a realização do Enem

Publicado em 05/11/2016, às 11h23   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Este fim de semana é especial para milhares. Ainda que com a prova adiada para quase 30 mil estudantes na Bahia por conta das ocupações nas universidades, o movimento foi grande nas principais escolas de Salvador, como o Colégio Central, localizado no Centro da capital baiana.
A reportagem do Bocão News esteve no local e flagrou alunos que chegaram cedo para garantir a entrada na instituição. 
Ocupações
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 304 locais de provas devido às ocupações de escolas, institutos e universidades federais. Na Bahia, serão 42 unidades em todo estado. No total 29.810 estudantes baianos serão afetados. No país, houve adiamento em 304 locais de provas devido às ocupações de escolas, institutos e universidades federais. Paraná, com 74 ocupações, e Minas Gerais, com 59, têm o maior número de locais de provas ocupados. O adiamento atingirá 191.494 candidatos, que farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.
No mês passado, dez estados brasileiros adotaram o horário de verão, o que afeta os horários de abertura e fechamento dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (5) e domingo (6) em todo país. Os horários indicados no edital da prova são todos referentes ao horário oficial de Brasília.
Porém, como a Bahia não adotou o horário de verão, os candidatos baianos devem se atentar aos horários locais. Quem for fazer as provas em Salvador e nos municípios baianos terão até às 12h para chegar ao local. Os portões foram abertos a partir das 11h. 
O que usar no dia da prova
Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas. O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.
Ao receber a prova, é importante que o estudante verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.
O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.
Matéria Relacionadas:
Enem na Bahia terá horário diferente do apresentado no edital
Enem: o que levar no dia da prova e o que é proibido durante o exame
Enem: 42 unidades de ensino na Bahia terão provas adiadas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp