Educação

Assista: deficientes visuais da Bahia levam música e superação para o país

Publicado em 08/10/2015, às 09h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Como seria fazer atividades simples de olhos fechados? Esse é o desafio de milhares de pessoas na Bahia apresentado nesta quinta-feira (08), em uma nova reportagem especial da série ‘Educação em Ação’. Pioneiro no Nordeste, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), no bairro da Saúde, em Salvador, oferece serviços de apoio pedagógico e suplementação didática ao sistema de ensino estadual por meio de equipamentos de avançada tecnologia e outros recursos necessários ao desenvolvimento educacional e sócio cultural das pessoas cegas e de visão subnormal.
Entre os serviços oferecidos na unidade ligada a Secretaria Estadual de Educação, há técnicas para o uso do sorobã, leitura e escrita do sistema Braille, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, técnicas de escrita cursiva, estimulação visual e apoio ao ensino regular. Além disso, há nove anos, o CAP conta com um coral especial formado por deficientes visuais, que desenvolvem o projeto Encante, que faz parte do Educar Pra Transformar.
A reportagem visitou o local e conversou com os integrantes que ensaiam duas vezes na semana a espera dos festejos de final de ano. Confira abaixo o depoimento de alunos e professores que fazem parte desse projeto especial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp