Educação

Professores da UESB deflagram greve

Publicado em 08/05/2015, às 10h14   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os professores da UESB deflagraram greve na tarde de quinta (7), em Itapetinga, por mais recursos para as Universidades e respeito aos direitos trabalhistas. Professores da UNEB também paralisaram suas atividades por tempo indeterminado Os docentes da UEFS e UESC avaliarão o tema ainda nessa quinta. Devido a necessidade de cumprir o prazo legal, a suspensão de atividades será iniciada na quarta (13).
Segundo a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB), docentes consideraram que a proposta apresentada pelo governo Rui Costa (PT) no dia 24 de abril não responde à pauta da categoria, que está mobilizada desde o ano passado. A recusa em ampliar o número de professores, cumprir direitos e de destinar recursos necessários para o atendimento das demandas das Instituições demonstra o descaso do governo com as Universidades.
Direitos trabalhistas
Mais de 200 professores da UESB aguardam pelo atendimento de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho. A carreira conquistada através do Estatuto do Magistério Superior por meio de lutas e greves está sendo negada. A categoria entende que os direitos não podem ser negociados, nem tratados como concessão.
Crise orçamentária
As Universidades Estaduais da Bahia sofrem com a destinação insuficiente de recursos para a execução de suas atividades. Falta papel, tinta para impressora, combustível, passagens, materiais para laboratórios, salas de aula, dentre outros. Ou seja, tudo que é necessário para o funcionamento das Universidades. Para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam garantidas de forma adequada, o Movimento luta pela ampliação do orçamento para 7% da receita líquida de impostos (RLI) para as Instituições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp