Educação

Com 50% de audição, garoto de 14 anos tira nota mil na redação do Enem

Publicado em 19/01/2015, às 07h44   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ter apenas 50% de audição e não cursa o ensino médio, o garoto Cezar Vitor Vieira, 14, tirou nota mil na redação do Enem de 2014. Filho de uma família de classe média baixa, Cezar faz o 9º ano do ensino fundamental em São Sebastião do Maranhão, em Minas Gerais. “Sempre fui estudioso e com frequência estou com livro na mão ou lendo uma reportagem. Vou além do que a escola me dá”, contou ao jornal Folha de São Paulo.
Aos três anos de idade, Cezar perdeu parte da audição após uma febre alta repentina. Ele usa aparelho, mas tem dificuldade de falar ao telefone e precisa prestar atenção extra para entender o conteúdo passado por professores. 
Uma das obras preferidas de Cezar é o best-seller “A Cabana”, de William P. Young, e um dos escritores preferido é Machado de Assis. Cezar conta que sonha em cursar medicina ou direito. “O fato de ter passado por muitos médicos me faz querer ajudar outras pessoas com a medicina. Mas ainda não decidi”, relevou. Cezar estuda em uma escola estadual com nota 4,4 no Ideb, índice nacional de qualidade da educação, abaixo da média do Estado, de 4,7.
Inscrições do Sisu
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 começam nesta segunda-feira (19). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) poderão se candidatar a vagas em instituições de ensino superior públicas. Nesta edição, o Sisu reúne 205,5 mil postos em 5.631 cursos de 128 universidades e institutos federais. Clique aqui para fazer a inscrição. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp