Economia & Mercado

Feriado dos Comerciários: lojas abertas serão punidas, diz sindicato

Paulo Macedo
Em caso de estabelecimento aberto, proprietário será orientado a fechar; se resistir, responderá na Justiça  |   Bnews - Divulgação Paulo Macedo

Publicado em 21/10/2014, às 06h02   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp



Nessa segunda-feira (20) é comemorado o Dia dos Comerciários, data que também é feriado para os trabalhadores do setor. Por isso, o sindicato da categoria realiza nessa segunda uma operação de fiscalização para verificar se alguma loja está aberta. Caso seja constatado o funcionamento, o dono do estabelecimento será orientado a fechar e em caso de resistência, o sindicato entrará com ação na Justiça, segundo o vice-presidente Ailton Plínio.

Em conversa com o Bocão News, o representante dos trabalhadores falou da luta da categoria e das conquistas. “No ano passado tivemos uma conquista importante, que foi o benefício da alimentação para os comerciários. No entanto, nesse ano ao começarmos a campanha salarial fomos surpreendidos com empresas, grandes empresas, diga-se de passagem, querendo tirar da pauta a alimentação”, afirmou Plínio.

“Fizemos manifestações, tentamos várias vezes na Superintendência Regional do Trabalho fazer uma mediação para resolver a situação, mas o Sindilojas [Sindicato dos Lojistas da Bahia] foi intransigente e tivemos que entrar com dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. Eles só aceitam assinar o acordo se retirar do documento a alimentação”, explicou o vice-presidente.

Ailton Plínio também falou de outra bandeira que os trabalhadores estão buscando no momento: “Estamos fazendo uma discussão a nível estadual para criarmos uma universidade para o comerciário, juntamente com a Federação dos Comerciários da Bahia [FEC-BA]. A indústria já possui uma, agora estamos correndo atrás da nossa também. No interior, já estamos entrando em contato com os sindicatos locais para fazermos a mobilização”, disse.

As comemorações pelo dia dos comerciários em Salvador acontece no SESC Piatã.






Veja mais imagens em nossa galeria: Dia do Comerciário


Publicada no dia 20 de outubro de 2014, ás 11h06

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp