Economia & Mercado

Vendas de Natal devem apresentar uma queda de 9% em relação ao ano passado

Publicado em 20/12/2016, às 17h50   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

O natal de 2016 deve apresentar a menor taxa de crescimento de vendas desde 2005. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em Salvador o cenário não deve ser diferente, de acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Mota, as vendas durante o período natalino vão corresponder a uma queda de 9% em relação ao ano passado.

”O comércio tem sentido muita falta do consumidor, que tem optado pelas lembrancinhas invés da compra de produtos de valor maior”, explica.

Ainda de acordo com Mota, o gasto por consumidor com os presentes natalinos tem sido de até R$ 60 reais. “As pessoas estão preferindo o mercado de confecção, os sapatos, brinquedos baratos, os adereços e as bijuterias”, conta.

Nas ruas, a queda já é sentida pelos empresários dos centros comerciais. Na Barroquinha os lojistas optaram por não fazer contratações temporárias e manter o número normal de vendedores. “Ano passado já foi ruim e esse ano é pior. Tenho outras lojas e todas estão iguais, sem vender. A gente vai indo, sobrevivendo. As meninas que trabalham aqui estão sem ter o que fazer, paradas. Todas as lojas aqui estão assim”, conta Delfina, proprietária de uma loja de roupas da localidade.

Em uma loja de bolsas e sapatos na Avenida Sete, a situação é parecida. “Esse ano está bem pior do que no ano passado, a expectativa é que um dia antes do Natal as vendas aumentem. Esse ano não fizemos nenhuma contratação temporária”, conta Alberto Santos, gerente do estabelecimento.

Os maiores responsáveis pela baixa nas vendas, os consumidores, alegam que esse ano, preferem economizar e guardar o que sobrar do décimo, na poupança. “Esse ano não tive aumento, sou funcionária pública, então os presentes vão se transformar em lembrancinhas. O medo do desemprego me fez ser mais cautelosa, em 2017 a poupança será prioridade”, explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp