Economia & Mercado

Apesar das conquistas, comerciários ainda sofrem com assédio no trabalho

Publicado em 17/10/2016, às 10h14   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em conversa com o Bocão News nesta segunda-feira (17), Dia dos Comerciários, o diretor financeiro do sindicato da categoria, Ailton Plínio, afirmou que a categoria hoje comemora duas grandes conquistas.
“Primeiro porque essa data é nosso feriado, uma grande marca. Segundo, o fechamento da convenção coletiva. Depois de muita luta conseguimos garantir reajuste salarial de 11,06% para os trabalhadores, e o piso que era R$ 918 e subiu para R$ 1018”, analisa.
Plínio argumenta também que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que institui um novo regime fiscal por vinte anos, e a reforma da Previdência, a qual estipula a mesma idade para todo mundo entre outras mudanças, só vão trazer prejuízo para os trabalhadores. 
“Essa PEC só traz prejuízo. Estamos nos organizando para alertar os 180 mil trabalhadores, conversando internamente para alertar a categoria. Outro calo da categoria é a reforma da previdência. Trabalhamos de domingo a domingo. Temos uma jornada complicada. Ampliando a idade vamos ter funcionários doentes”, revela.
Ainda durante a entrevista, o diretor financeiro lembrou que a categoria sofre com os assédios sexuais e morais. “Acontece muito. Isso nós estamos combatendo, encaminhando para o nosso jurídico as empresas e setores que cometem esses atos”, explica.
Plínio alerta também que neste feriado, as empresas que obrigarem os comerciários a trabalharem serão autuadas e após ações na Justiça, obrigadas a indenizar os trabalhadores.
Dia dos Comerciários: Sesc Piatã tem programação diversificada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp