Economia & Mercado

Meirelles diz que política fiscal vai ajudar BC no combate à inflação

Publicado em 13/06/2016, às 22h12   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) afirmou nesta segunda-feira (13), durante a transmissão de cargo no Banco Central, que a política fiscal irá ajudar a instituição no combate à inflação.

Em um discurso focado na questão fiscal, Meirelles fez ainda duras críticas ao governo da presidente afastada Dilma Rousseff, cujos problemas na área fiscal serviram de base para o processo de impeachment.

"Nos últimos anos vivemos a ilusão de que seria possível sempre gastar mais, transferindo a conta para o futuro. Esse futuro está chegando. E essa é a realidade que devemos confrontar o quanto antes", afirmou Meirelles. "Se nos últimos anos a política fiscal dificultou o combate à inflação, passará agora a fazer o oposto."

Meirelles disse ainda que o sucesso da política fiscal vai depender do Congresso Nacional, a quem cabe aprovar as medidas propostas pelo governo, entre elas, um teto para limitar os gastos públicos, que deverá ser apresentada na quarta-feira (15). Disse ainda que esse ajuste na área fiscal deverá perdurar "pelo tempo que se fizer necessário".

Segundo o ministro da Fazenda, a aprovação de medidas como esta abrirá espaço para a recuperação do crescimento e também para a queda dos juros.

"Essas ações contribuirão para a redução do prêmio de risco, abrindo espaço para que o controle da inflação possa ser feito dentro de padrões mais próximos do que observamos em outras economias."

Meirelles defendeu ainda que o BC tenha autonomia técnica para tomar suas decisões. "Que as decisões sejam vistas como técnicas, sustentáveis, levando em conta aquilo que prevê modelos e avaliações dos agentes. E que a implementação seja feita dentro da estratégia mais adequada naquele momento. Acredito e tenho sido proponente e defensor desse regime."

O ex-presidente do BC Alexandre Tombini transmite nesta segunda (13) o cargo ao novo comandante da instituição, Ilan Goldfajn.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp