Economia & Mercado

Contas do governo têm maior rombo para março e 1º trimestre em 20 anos

Publicado em 28/04/2016, às 16h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As contas do governo registraram em 2016 o pior resultado para meses de março, e também para primeiro trimestre, desde o início da série histórica da Secretaria do Tesouro Nacional em 1997, ou seja, em 20 anos. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (28).

De acordo com o G1, no mês passado, foi contabilizado um déficit primário de R$ 7,94 bilhões, segundo números oficiais. Já no primeiro trimestre, informou o Tesouro Nacional, as contas registraram um rombo de R$ 18,21 bilhões. Foi o primeiro rombo observado nos três primeiros meses de um ano.
O fraco desempenho acontece em meio à forte recessão da economia brasileira, que tem impactado para baixo as receitas da União. No primeiro trimestre, a arrecadação do governo despencou 8,9% em termos reais. Já o desemprego ficou acima de 10% no trimestre encerrado em fevereiro.
Os números do Tesouro Nacional mostram que o déficit das contas públicas avançou neste ano não somente por conta da queda da arrecadação (-5% em termos reais, após o abatimento da inflação) no primeiro trimestre, mas também pelo aumento de despesas, que foi de 5,2% no perído.
Fonte: G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp