Taxa básica de juros sobe para 12,25% ao ano


Por Redação Bocão News / Agência Brasil


Foto: Elza Fiuza // Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), em reunião nesta quarta-feira (8), ajustou a taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano. O  índice que será mantido até a próxima reunião do colegiado de diretores do BC, agendada para os dias 19 e 20 de julho. A taxa anterior estava em 12%.
 
Foi a quarta reunião do Copom neste ano. Em todas, a Selic foi elevada, em um total de 1,5 ponto percentual no ano. A taxa fechou 2010 em 10,75% anuais. O índice definido na reunião de hoje ficou em linha com as expectativas da maioria dos analistas financeiros, como mostrou o boletim Focus, divulgado pelo BC na última segunda-feira (6).
 
Em comunicado sucinto, liberado logo depois da reunião, o Copom diz que “dando seguimento ao processo de ajuste gradual das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 12,25% ao ano. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto da atividade econômica do país, bem como a complexidade que envolve o ambiente internacional, o comitê entende que a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado continua sendo a estratégia mais adequada para garantir a meta da inflação para 2012."
 
A taxa básica de juros incide sobre os financiamentos diários lastreados - títulos financeiros que estão vinculados a uma commoditie (como ouro, soja ou gado) garantindo um valor mínimo ao papel -  por títulos públicos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Criada em 1979 para dar mais transparência à negociação de títulos públicos, a Selic também é usada como instrumento de controle da inflação.

COMENTAR

* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

Windows Media Player Winamp QuickTime Real Player

RELACIONADAS

Entretenimento

Após matéria do Bocão News, empresário de Saulo admite fim da relação

Política

Ao Bocão News, Benito Gama critica gestão de Dilma e fala sobre reforma política

Política

Reajuste do funcionalismo baiano será igual a inflação

Geral

Adicione o WhatsApp do Bocão News e colabore com fotos, vídeos e denúncias