Economia & Mercado

Setor de logística na indústria química ainda tem potencial pouco explorado

Publicado em 26/11/2015, às 08h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Empresas líderes na indústria química podem aumentar significativamente sua vantagem competitiva se passarem a focar na melhoria das suas operações logísticas. Com vendas globais de 3 trilhões de euros, a indústria química é um dos maiores e mais importantes setores do mundo, gerando volumes de comércio internacional acima dos 700 milhões de toneladas de carga anuais.
O setor é extremamente diversificado e enfrenta diversos desafios em suas complexas cadeias de abastecimento, desde a variedade dos produtos a crescentes problemas de segurança, passando por requisitos de transporte e armazenamento altamente especializados. Com o atual processo de globalização da base de clientes e fornecedores, os produtos químicos vêm rapidamente se tornando commodities (mercadorias), consequentemente, é cada vez mais difícil encontrar vantagens competitivas.
A logística tem sido apontada como possível solução para aumentar o desempenho e superar os desafios da comoditização. Entre os processos da área, são apontados especialmente a otimização dos custos de logística, a melhor gestão de estoques, os investimentos em recursos de logística e os serviços diferenciados de logística.
“Na indústria química, espera-se que operações de logística funcionem de modo regular e confiável, de forma que, em geral, os executivos só voltam a atenção para elas quando algo dá errado. Agora a situação vem se invertendo e as empresas têm buscado na logística, a solução para os seus problemas. Isso é muito positivo”, explica Anderson Braga, sócio mantenedor do CETTPS, instituição de ensino técnico que fica em Camaçari. O CETTPS oferece o curso de Técnico em Logística, que tem sido muito procurando diante da expansão do mercado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp