Economia & Mercado

Trabalhadores do Hotel Pestana protestam contra demissões

Publicado em 13/10/2015, às 09h06   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Trabalhadores do Hotel Pestana, em Salvador, realizam um protesto na manhã desta terça-feira (13). O protesto acontece na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho. De acordo com a categoria, o Pestana está demitindo os funcionários e deixando o atendimento precário.
Por causa da crise no setor hoteleiro, milhares de funcionários da área foram mandados embora e hotéis como Pestana, o maior de Salvador com 310 quartos, chegou a fechar nove dos seus 22 andares temporariamente “por uma questão de eficiência operacional e até poupança energética”.
Em entrevista a Tribuna da Bahia, José Ramos, presidente dos Empregados em Hotéis, Bares e Similares, afirmou que a crise afeta os 404 hotéis de Salvador - 180 estão no Litoral Norte - compreendendo um total de 40 mil leitos, é que representa 20 mil trabalhadores. Ele chegou a se reunir com a diretoria do Hotel Pestana, numa tentativa de evitar mais demissões no setor.
“Eles estão alegando falta de ocupação no hotel e de janeiro até agora já demitiram 130 funcionários. É muita coisa. Estão tirando proveito da crise econômica para demitir 10, terceirizando atividades a fins, o que não pode, e contratando cinco com salários baixos. A ocupação dos hotéis está baixa, mas não dá prejuízo”, afirma.
De Janeiro deste ano até agora, já são 6.549 trabalhadores oficialmente desligados, sem contar aqueles que com pouco tempo de casa são demitidos pela própria empresa sem passar pelo sindicato. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp