Denúncia

Na fila de transplante há anos, mulher com tumor no fígado corre risco de morte

Imagem Na fila de transplante há anos, mulher com tumor no fígado corre risco de morte
Presidente da ATX-BA critica falta de assistência para transplante de fígado na Bahia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/10/2014, às 05h56   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em conversa com o Bocão News, a quituteira Josefa de Jesus Santana, 45 anos, contou o drama que a irmã dela, de nome semelhante, Josefa Santana de Andrade, 53 anos, sofre há quase dois anos. A quituteira contou que a irmã mais velha tem cirrose hepática crônica e um tumor no fígado que mede 2,5 cm. O medo da família é que, segundo médicos, se o tumor atingir 5cm, o transplante não poderá mais ser feito.

“Os médicos disseram que ela não pode esperar muito tempo para fazer o transplante de fígado. Os médicos disseram também que há mais de dois meses não chega órgão para fazer essa cirurgia. E por isso, estamos ficando preocupados. Ela está há quase dois anos e meio na fila aguardando a doação”, conta.

Ainda de acordo com Josefa, a irmã dela, que teve que se afastar do trabalho, já ficou internada várias vezes no Hospital Português por conta de uma infecção. “Recentemente ela ficou no hospital por 11 dias para tirar um líquido. Não está trabalhando com nada, e até deu entrada para ver se consegue um auxílio doença. Essa situação deixa a gente muito triste. O marido dela está até deprimido”, conta.

Ao Bocão News, a presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), lamentou a situação e detalhou a dificuldade que pacientes têm na Bahia. “Que absurdo. Só tem 56 pessoas na fila para transplante de fígado na Bahia. A espera por um transplante é de quatro anos, mas no caso dela é prioridade”, diz Marcia Chaves.

E continua: “mas não tem captação aqui, não tem doação de órgãos porque a maioria das famílias não autoriza por falta de conhecimento. A fila não anda. O Hospital Português não faz mais transplante de rim, o Ana Nery faz só de rim, o São Rafael não faz mais essas cirurgias. Você só vê campanha no dia 27 de setembro, depois desse dia ver mais alguma coisa?”, questiona.


Foto: Arquivo Pessoal



Publicada no dia 20 de outubro de 2014, ás 09h51

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp