Denúncia

Ambulância do SAMU de Una é flagrada escondida em fazenda

Reprodução
Oposição na Câmara promete encaminhar denúncia ao Ministério Público  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/09/2014, às 13h13   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Entregue pelo governo estadual há oito meses, a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Una, na região de Ilhéus, encontra-se sem servir à população local. Diante desta carência, a ausência de atendimento intrigava os moradores da cidade perante as necessidades diárias expostas no setor de saúde.

Após meses de questionamento pelos quatro cantos de Una, esta semana o mistério acabou sendo desvendado. Um morador local, que não quis se identificar, flagrou o veículo de placa OVB-4263, destinado ao atendimento público, em uma fazenda localizada na zona rural do município.

“Por acaso eu estava passando, e levei um susto quando vi a ambulância do SAMU escondida debaixo de um galpão em uma fazenda aqui na cidade de Una, daí tive a ideia de fotografar pra que a mídia pudesse levar ao conhecimento das autoridades competentes”, relatou o denunciante anônimo ao site Una News.

A partir da denúncia, os unenses cobram explicações da prefeita Diane Rusciolelli (PSD) para o fato do equipamento se encontrar ‘escondido’. Cientes do caso, os vereadores da oposição local pretendem levar o caso ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).


A reportagem do Bocão News tentou entrar em contato com a prefeita de Una, Diane Rusciolelli, mas fomos informados por sua assessoria que a mesmahavia se deslocado para a zona rural da cidade. Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Una negou que a ambulância estivesse escondida, estando ela guardada esperando resultado de um processo seletivo para aquisição de fardamentos. Outra alegação é exigência do Ministério da Saúde que o equipamento circule assegurado. Coincidência ou não, de acordo com a nota, a entrega dos uniformes foi realizada na quarta-feira (24).

“É sabido de todos que tudo isso acarreta muito tempo, tudo foi feito dentro dos padrões legais e com responsabilidade, não se pode agir de maneira arbitrária, tem que atender as exigências do Ministério da Saúde, depois de passar por todos esses processos, agora sim, o SAMU pode ser entregue a comunidade”, consta na nota.

O ato de entrega do equipamento está marcado para o próximo sábado (27), às 8h.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp