Denúncia

Empresa vem para Salvador e exige em seleção mulheres de "pele branca"

Imagem Empresa vem para Salvador e exige em seleção mulheres de "pele branca"
Morgado Brooker, que agencia modelos, pediu desculpas aos baianos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/08/2014, às 09h40   Terena Cardoso (Twitter: @Terena_Cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa Morgado Brooker, do Rio de Janeiro, chamou atenção ao anunciar na rede social Facebook seis vagas para recepcionista em Salvador onde as mulheres só podem ter “pele branca”, idade entre 18 e 28 anos e altura acima de 1,70 m. Na capital onde a maioria das pessoas é negra, parece ter faltado bom senso? A resposta é sim.
Segundo a advogada da área trabalhista, Karine Goes, em alguns casos as empresas que trabalham com modelos podem discriminar os candidatos de acordo com o produto. Se a ação for para uma academia, não faz sentido os modelos serem gordos. O que não pode é discriminar sem razão. “Se for para recepção, não tem porque ser loiro, moreno... Tem que ver o produto que eles estão vendendo”, afirma.  
Na rede social da empresa consta que as vagas são para recepcionista que atuarão em eventos no Hotel Pestana, Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães e na Feira Enagás. Em contato com a Morgado Brooker, um produtor que se identificou apenas como “Ricardo” afirma que a “pele branca” foi uma exigência do cliente, o qual ele não revela o nome.
“Sugerimos a eles que podiam ser meninas negras. Todos os nossos contratados são pessoas dedicadas, eu particularmente gosto muito de black power. Nós não temos esse problema, não é culpa da agência, prestamos serviço”, defende. No fim da conversa, Ricardo decidiu que apagaria o post do Facebook, para não ter mais “dor de cabeça”. 

A reportagem do Bocão News encaminhou o caso para a Secretaria de Trabalho Emprego e Renda, que prometeu dar retorno sobre a denúncia.

“É um flagrante”, diz Sílvio Humberto
O vereador Sílvio Humberto (PSB), que defende a bandeira do movimento negro, não se mostrou surpreso quando soube da exigência da Morgado Brooker. Para ele, este é um “flagrante” do que acontece às escondidas. “Isso é um absurdo e esse daí foi de forma explícita, porque antes as pessoas escondiam isso. Isso é um racismo claro e a gente tem que combater, acionar o Ministério Público e ir pra cima do contratante. Quando você chega nesses lugares e não vê as pessoas negras e se pergunta por que elas não se candidatam é porque na seleção acontece isso aí. Uma prática criminosa”, desabafa. Ainda em contato com o Bocão News, Sílvio disse que denunciaria formalmente a empresa. 

Um novo contato
Em novo contato com o site, através de email, a empresa pede desculpas aos baianos pela exigência e acredita que tenha sido vítima de uma "má interpretação". Eles dizem também que mulheres negras serão enviadas ao cliente, mesmo que ele exija o contrário. Ao fim da matéria, a Morgado Brooker retirou a exigência para apenas mulheres brancas na vaga publicada no Facebook.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp