Denúncia

Cemitério impede enterro de idosa alegando falta de guia de sepultamento

Imagem Cemitério impede enterro de idosa alegando falta de guia de sepultamento
Familiares já aguardam há 24 horas com o corpo da parente na capela   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/02/2014, às 11h53   Tony_Silva (twitter:@Tony_Silva)


FacebookTwitterWhatsApp

A despedida de um parente ou pessoa querida, sempre é o momento mais doloroso para todos. Os familiares de uma idosa de 83 anos, falecida em Aracaju, na sexta-feira (7), estão tendo a dor multiplicada pelo transtorno que estão passando para sepultar Luzia Ivanise Vasconcelos, no cemitério Jardim da Saudade. Segundo Luiz Vasconcelos, sobrinho da falecida, a idosa comprou jazidos para ela e familiares na época da inauguração do local, e agora a família precisa do serviço e está impossibilitada de utilizar por conta de um processo burocrático.

Desde as 15h30 de sábado (8), que os parentes aguardam a liberação do sepultamento. De acordo com Luiz, mesmo com os documentos de declaração de óbito, guia de translado, boletim de ocorrência e guia de sepultamento, a administração alega que não pode sepultar sua tia, por conta da falta da guia de sepultamento autenticada.


Segundo sobrinho da idosa, que morreu de insuficiência respiratória, o corpo está em uma capela do cemitério, enquanto o  impasse se estende por todo fim de semana. “Os cartórios em Sergipe não funcionam nos finais de semana e por esse motivo não temos a guia autenticada. Buscamos essa guia no cartório plantonista no bairro de Nazaré, que não pode emitir, uma vez que já existe uma guia de sepultamento emitida em Aracaju. Entramos com um pedido de concessão de liminar para expedição de alvará de sepultamento e aguarda decisão da Justiça”, explica.

O impasse gerou mais problemas à família. Um dos irmãos da falecida, identificado como Luiz Vasconcelos, 77 anos, passou mal dentro do cemitério e teve uma crise hipertensiva e teve que ser atendido por uma unidade do Samu. Os familiares tiveram a informação de que outros cemitérios realizam o sepultamento em casos parecidos e só o jardim da saudade não aceita.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a administração do cemitério Jardim da Saudade, que explicou que não pode realizar o sepultamento, pois de acordo com a Lei 6.015 de 1973, art. 77, nenhum sepultamento poderá ocorrer sem a guia de sepultamento registrada em cartório. O Jardim da Saudade ainda informou que aguarda uma decisão judicial que autorize o sepultamento.


Fotos: Bocão News
Nota originalmente postada às 20h do dia 9

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp