Denúncia

População denuncia casos de poluição sonora no Parque da Cidade e em Brotas

Publicado em 28/07/2016, às 13h29   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Você gosta de ouvir música no último volume, principalmente aos fins de semana, em que na maioria das vezes a casa costuma estar cheia para aquela velha e boa reunião entre amigos e familiares? Fique atento. A sua diversão pode virar a ‘dor de cabeça’ do vizinho. De acordo com a Lei Municipal 5.354/ 1998 das 22h às 7h o nível máximo é 60 decibéis (dB). No período de 7h às 22h, o limite é de 70 dB. Apesar disso, é bastante comum nos depararmos com níveis sonoros muito acima do que é previsto na Lei. Além de ilegal, o som alto provoca problemas, como a perturbação do sossego.
Em contato com o Bocão News, moradores da região do Parque da Cidade, em Salvador, denunciaram o projeto ‘Música no Parque’ realizado sempre aos domingos. Segundo a denúncia, o som do evento que acontece a partir das 11h, tem incomodado a vizinhança. Um vídeo enviado por um morador mostra o problema enfrentando por quem reside nas proximidades do Parque. Veja:
Ao site, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), órgão responsável pela fiscalização de casos de poluição sonora, informou que recebeu uma denúncia e quando chegou ao local o show já havia terminado, por isso, não teve como realizar a medição sonora. A autarquia afirmou ainda que no próximo evento, irá acompanhar e fazer o monitoramento sonoro no Parque.
A situação não é diferente para os moradores do Parque Bela Vista, localizado no bairro de Brotas. Por lá, o problema sempre acontece nas noites de sábados e domingos. Segundo um morador do local que não quis se identificar, diversas denúncias já foram feitas a Sucom, mas nada é resolvido. “Sou morador do bairro há quatro anos e não suporto mais essa situação. Todo fim de semana é a mesma coisa. Não conseguimos assistir uma televisão em paz que o som alto não deixa. A Sucom nada faz, já perdi as contas de quantas eu liguei e eles alegam que precisam do apoio da polícia”, disse.
Em um vídeo enviado pelo morador, é possível escutar o som alto de paredões de carros estacionados em uma rua da comunidade conhecida como Polêmica, nas proximidades da Av. ACM. Ainda de acordo com ele, a gravação foi feita às 01h. Assista: 
Sobre o caso, a Sucom informou que vai encaminhar para a fiscalização acompanhar. Questionada pelo fato de não atender algumas denúncias da população, o órgão declarou que em alguns locais da cidade é necessário o apoio da Polícia Militar visando a segurança dos fiscais que atuam nos chamados. Apesar disso, a Operação Silere e Pontual conta com o apoio da Policia Militar, GOE e Guarda Municipal.
Na capital baiana, os bairros de Cajazeiras (941), Boca do Rio (902) e Itapuã (897) lideram a lista dos locais com maior índice de reclamações. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 156. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp