Denúncia

Aprovados da Eptran completam dois anos de espera para tirar habilitação

Publicado em 05/05/2016, às 06h33   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de dois anos se passaram e a luta dos alunos aprovados na Escola Pública do Detran (Eptran) para tirar a carteira de habilitação não está nem perto de acabar. Convocados em março de 2014, alguns alunos só conseguiram ser chamados para aulas teóricas entre outubro e novembro de 2015 após denúncia do Bocão News realizada em agosto do mesmo ano. 
Porém, a espera voltou a ser árdua mesmo depois do fim das aulas teóricas e realização das provas, que aconteceu em novembro do ano passado. A partir daí, os aprovados foram informados que precisariam aguardar convocação para início das aulas práticas e continuam aguardando há seis meses. É o caso da aluna Jamile Silva Resende, que estava prestes a pagar uma escola particular para tirar a habilitação, mas decidiu aguardar ao ser informada durante as aulas teóricas e que a chamada para continuidade das aulas seria breve. "Esperei porque falaram que no máximo em março chamariam e até agora sem nenhuma resolução". Segundo Jamile, no período das aulas ela perdeu provas na faculdade, pois quando escolheu o horário no momento da inscrição, em 2014, ainda não estava estudando. "Perdi provas e ainda paguei segunda chamada". 
A aluna ainda reclama da falta de explicação por parte da Eptran. "Nem pra ligar e explicar, postar uma nota, nada", assim como a também aprovada Taiana de Jesus Pereira. "Eles (Eptran) não dão satisfação nenhuma para quem está aguardando. Os telefones que disponibilizam no site nunca atende. Já se passaram mais de dois anos desde que nos inscrevemos, isso é um verdadeiro absurdo". 
As reclamações da falta de explicações por parte da Escola coincidem com o que é visto no site oficial da Eptran. Na página inicial, apenas um informe da lista de aptos e inaptos em algumas cidades baianas, que tiveram seleção, e na parte de notícias do site, a última postagem foi em fevereiro de 2014.
A reportagem do Bocão News entrou em contato com o Detran para possíveis esclarecimentos sobre o caso e foi informada que os laudos adquiridos no órgão serão prorrogados para que os alunos possam concluir as aulas. "Os laudos não perderão a validade até que os candidatos sejam atendidos". O órgão ainda informou que uma "demanda reprimida" está sendo atendida. "A atual gestão pegou a escola fechada e reabriu em 2015 com uma grande demanda reprimida", ressaltou. 
Em contato com a diretoria de educação para trânsito do Detran, responsável pela Escola, a reportagem foi informada que uma nova turma será iniciada na próxima segunda-feira, dia 9 de maio. Segundo o diretor, Eliezer Cruz, o objetivo é sanar as pendências e para isso mais carros foram adpatados. "Nós tínhamos seis veículos até o mês passado e conseguimos vaibilizar com o governo mais seis, ou seja, dobramos o número de veículos. Com isso, aumentamos nossa capacidade de 60 para 110 alunos por turma, que são turmas mensais". 
Apesar do aumento no número de veículos, o diretor alerta que ainda será necessário paciência para atender todos os alunos. "Ainda temos uma quantidade muito grande de candidatos para atender. Pretendemos zerar em 2016 para abrir novas inscrições em 2017. Porém, ainda existe uma demana muito grande de alunos que fizeram aulas teóricas, que só deverá ser sanada daqui a 4 ou 5 meses". 
Para Cruz, o objetivo é atender um número cada vez maior, mas por questões físicas em relação a salas de aula, número de clínicas para exames e quantidade de veículos disponíveis não é possível, mas ressalta que a Escola está com trabalhando com capacidade máxima. 
Publicada no dia 4 de maio de 2016, às 12h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp