Denúncia

Com entrega prevista para 2009, UPA de Brotas está há seis anos inacabada

Publicado em 19/02/2016, às 13h00   Chayenne Guerreiro (@chayguerreiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2009, ainda durante o governo João Henrique, com a pasta de Saúde sendo comandado pela mulher do ex-prefeito, Tatiana Paraiso, foi anunciado a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas. Na época, a unidade seria integrada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ao Programa Saúde da Família.  A UPA teria 20 leitos de observação e uma equipe de seis médicos, nas áreas de pediatria, ortopedia e clínica médica. A capacidade de atendimento seria de 450 pacientes por dia. A inauguração estava prevista para o final daquele ano. Seis anos depois, a UPA continua inacabada.
Em 2013, o site Bocão News fez uma denúncia com relação à Unidade de Pronto Atendimento que estava com as obras paradas a cinco meses. Na época, a secretaria de Saúde do município enviou nota esclarecendo que "o projeto de construção da UPA de Brotas foi revisado pela atual administração e o contrato, que foi aditivado, foi assinado na última semana. A previsão é retomar a construção da Unidade de Pronto Atendimento ainda este mês, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade devido à desassistência no que se refere aos atendimentos de urgência e emergência na região. Com a UPA a população não precisará mais se deslocar para outros bairros em busca de atendimentos deste gênero,”.
Em 2014, durante a inauguração da UPA dos Barris, o atual prefeito Acm Neto anunciou que até o final daquele ano a obra seria entregue.  O investimento total de R$ 2.994.394,85 segue sem oferecer nenhum tipo de benefício a população, que sem atendimento médico gratuito para emergências, precisa se deslocar até a UPA de Cosme de Farias ou ao Hospital Geral do Estado (HGE). Quem passa pelo local consegue ver toda a estrutura que aparentemente está completa. Mesmo assim, há meses a população aguarda o funcionamento da unidade.
Procurada pela equipe do Bocão News, a Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de nota, que o atraso na entrega da UPA Brotas foi provocado por um problema herdado da gestão anterior, na adaptação da unidade de saúde, no terreno originalmente previsto. “Em 2014, finalmente, finalizamos a readaptação técnica e financeira do projeto. A UPA foi concluída com recursos próprios, mesmo sem a contrapartida federal de R$ 650 mil reais, e aguardamos a finalização da licitação para conhecimento da empresa que será responsável pela administração dos serviços. O edital foi divulgado no Diário Oficial do Município no dia 21 de janeiro. Posteriormente a conclusão desta etapa, a UPA será entregue com capacidade para até 400 atendimentos de urgência e emergência por dia,”.   
Publicada originalmente em 18/02 às 17h47.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp