Denúncia

Estudantes baianos reclamam de suposto boicote nas vagas do Pronatec

Publicado em 07/10/2015, às 21h15   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes do Colégio Estadual Luis de Moura Bastos, em Dias D’Ávila, entraram em contato com o Bocão News para denunciar um suposto boicote nas vagas do Pronatec ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).  Ruan Vitor Santos Lessa de Santana,  de 17 anos cursa o 2º ano do Ensino Médio, revelou que se inscreveu para o curso de Técnico em Logística na própria escola estadual, foi selecionado e no momento da inscrição foi informado que não havia mais a vaga.    
Ele conta que recebeu a ligação do Senai na última quinta-feira (1),  avisando que o mesmo foi aprovado no curso e deveria se dirigir a unidade munido de documentos para efetuar a matrícula. Na segunda-feira (4), compareceu ao local no turno da manhã, sendo que o prazo final da inscrição era até às 17h do mesmo dia. Conforme Ruan Victor, algumas colegas de classe passaram pela mesma situação, são elas, Carolina dos Santos Calisto Carneiro, 22, e Diana Silva de Araújo, 19. “Nós só estamos querendo estudar e que seja validado nosso direito, e eles estão querendo tirar nosso direito”, reclamaram. Ele revelou que a própria recepcionista confirmou que tinha duas listas na mão, e o nome dele estava na relação dos selecionados e não na reserva. “Eu cheguei às 9h, entreguei meus documentos a recepcionista e ela pediu para aguardar. E foi passando o tempo e nada de chamar, enquanto isso, outras pessoas passaram em minha frente. Daí fui à recepção três vezes, na 4ª vez ela disse que não tinha mais vaga e que iria devolver meus documentos”, conta Ruan Victor. O aluno criticou ainda a postura da funcionária que o atendeu. “ Foi completamente indelicada em toda a situação”, disse. 
A coordenadora do Pronatec no Senai, Jeane Tayubi, disse ao Bocão News que o sistema permite a inscrição de até 80 alunos, mas nesse caso específico foram pré-selecionados 51.  “Foram 51 pré-selecionados para 40 vagas, indicando quem são os reservas e quem foram os classificados”, disse. Ela confirmou também que o Senai geralmente só liga para os selecionados. A coordenadora afirmou que Ruan Vitor se encontra no cadastro reserva. Segundo a assessoria do Senai, o processo seletivo não é feito pelo órgão. A matrícula é feita pela escola estadual e a instituição recebe a lista de aprovados já pronta.  
O Bocão News solicitou a relação de aprovados, contudo, a coordenadora se recusou a passar alegando que é “uma lista interna, mas fica disponível no mural da escola”, disse. Os estudantes, no entanto, afirmaram que a escola não disponibilizou no mural, como seria de praxe.   
A Assessoria de comunicação do Senai reiterou ainda que eles cumpriram todas as etapas estabelecidas pelo MEC: receber e lista, ligar para os alunos e fazer a inscrição. Jeane Tayubi ficou de verificar com a unidade de Dias D’Ávila o que ocorreu no momento da efetivação da matrícula, já que o estudante recebeu a ligação como aprovado e não reserva. 
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, informou que o Pronatec é um programa do Governo Federal. A unidade ofertante de vaga (neste caso, o SENAI), é responsável por cuidar do processo de matrícula. Conforme a assessoria da pasta, cabe a Secretaria apenas realizar o sorteio eletrônico. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp