Denúncia

Vídeo: baiana se revolta com brutalidade de agentes da Semop em Itapuã

Publicado em 21/09/2015, às 10h45   Tiago Di Araujo (@tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizaram na manhã desta segunda-feira (21), "uma operação rotineira de ordenamento", como descreveu a titular da pasta, Rosemma Maluf, onde retirou de um largo em Itapuã, vários ambulantes, recolhendo suas cadeiras, mesas, sombreiros, produtos e estruturas de barracas. 
Porém, a forma como agiu os agentes deixou os vendedores revoltados, a exemplo da baiana de acarajé, Maria das Graças Cerqueira, de 67 anos, que reclamou da brutalidade dos funcionários da Semop. "Pedi a eles que tivessem calma para retirar minha barraca e responderam que não teriam calma nenhuma porque eles tinham ordem para retirar", contou. 
Dona Gracinha, como é conhecida, afirma que já vende no local há 40 anos, o mesmo tempo que paga pelo Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que disse ter apresentado aos agentes. "Eles disseram que não valiam nada para eles". A baiana ainda afirmou que a estrutura da sua barraca estava toda em cima do caminhão e só depois de muito pedir, que os agentes devolveram. "Minha corrente arrebentaram. Minha lâmpada levaram". 
Outra baiana, identificada apenas pelo prenome de Tânia, também teve a barraca retirada do local. Os ambulantes afirmam que a Prefeitura prometeu regularizar as barracas depois da reforma, mas que já se passaram um ano e três meses, e até agora nada foi resolvido. 
*com informações do repórter David Mendes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp