Denúncia

Monte Tabor nega descarte irregular de lixo hospitalar do São Rafael

Publicado em 03/03/2015, às 21h20   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após denúncia de moradores do bairro de Vila de Abrantes em Camaçari, de que lixo hospitalar foi descartado pelo Hospital São Rafael, próximo a dois condomínios em uma localidade de Catu de Abrantes, a assessoria de comunicação do Monte Tabor que administra o hospital enviou uma nota a imprensa com resultado da apuração do caso pela instituição.

De acordo com a nota, os materiais descartados são de fabricantes e marcas que não são utilizadas no São Rafael. Para o Monte Tabor, os documentos encontrados em papeis timbrados do hospital não caracterizam a responsabilidade da instituição de saúde privada no descarte. O lixo hospitalar foi recolhido pela empresa de limpeza pública da prefeitura de Camaçari ainda na noite desta segunda-feira (3).

Leia a íntegra da nota:

Com relação à denúncia de descarte inadequado de lixo hospitalar, em terreno baldio, o Monte Tabor/Hospital São Rafael (HSR) esclarece que:

1 – Após análise das imagens registradas pelos moradores de um condomínio no bairro de Vila de Abrantes, no município de Camaçari, foi constatado que a marca das caixas de perfuro, descartadas no local, não corresponde com as utilizadas pelo Hospital São Rafael para essa finalidade. As caixas padrão utilizadas pelo Hospital são da marca Descapark (imagem no anexo) e não Ravapack, como mostradas na denúncia.  

2 – As fotos registram ainda grande volume de seringas, material que não costuma ser usado pelo HSR. Para coleta de sangue, são utilizados Vacutainer e Scalp e raramente utilizamos seringas. Além disso, o tipo de seringa que aparece nas imagens também não é utilizado por nossas unidades.

3 – Com relação ao laudo de exames laboratoriais, encontrado próximo ao lixo hospitalar, informamos que em nenhuma hipótese o Hospital São Rafael realiza descarte destes documentos. Após a coleta do sangue, o laudo é impresso no momento da chegada do paciente e entregue ao mesmo. Neste caso, do laudo da imagem, ele é encaminhado à unidade de saúde solicitante, visto que se trata de exame realizado por nossa unidade laboratorial, para paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).  

4 – Ressaltamos ainda que o recolhimento e tratamento dos resíduos hospitalares é feito por empresa especializada neste tipo de serviço, sendo a mesma também responsável pela destinação final do material. A empresa em questão é auditada pelo HSR, periodicamente, e emite certificados de tratamento e de descarte dos resíduos, sendo referência nacional nesse tipo de processo. Os certificados que atestam a destinação dos nossos resíduos, por parte da mesma, estão em conformidade com a legislação, como pode ser verificado nos documentos em anexo.

Leia também:

Lixo hospitalar é descartado em área residencial de Vila de Abrantes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp