Denúncia

Itaparica: falta de água se arrasta há mais de um mês

Publicado em 28/01/2015, às 05h58   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)


FacebookTwitterWhatsApp

Há mais de um mês sem água, moradores e turistas que veraneiam no município de Itaparica, estiveram na manhã desta terça-feira (26) na Embasa local, exigindo uma solução para o problema que se arrasta sem previsão de término.
De acordo com a professora e moradora de Salvador que tem casa na Ilha, mais precisamente na praia de Amoreiras, o prazer em veranear com a família na Ilha foi embora desde o dia primeiro de janeiro, quando a água começou a dar sinais de corte.
“Todo ano é a mesma coisa. Temos casa aqui e teimamos em vir porque confiamos nas promessas da Embasa. No dia 22 deste mês fomos lá fazer uma queixa e prometeram o retorno da água em menos de 24h e olha só, as torneiras continuam secas”, contou a proprietária da casa, lembrando ainda que eles vivem de baldes de água “pra cima e pra baixo” para todo o tipo de serviço e necessidade da casa.
Referente a queixa, Linda contou que, uma vez na Embasa de Itaparica, foi atendida por um funcionário de nome Lander que prometeu, por mais uma vez, retomar o serviço no mesmo dia ou o mais tardar, em 24 h.
“Ele disse que o problema era defeito de uma peça e que esta seria trocada dentro do prazo dado. Essa história se repete sempre. A impressão que tenho é que o problema é muito pior. Um verdadeiro descaso tanto para quem veraneia aqui, quanto para os moradores da Ilha que enfrentam o problema o ano inteiro”, desabafou a professora.
Pior que Linda está a sua secretária do lar, Cleonice Vieira, 45 anos. Segundo a nativa, todos os dias, por volta das 4h da manhã, um grupo de moradores do Areal se desloca numa distância consideravelmente grande para pegar água.
“Nos deslocamos todos os dias e mais parece uma procissão. É uma tortura isso que fazem com a gente o ano inteira. A Embasa precisa tomar uma providência, criar uma estratégia para resolver esse problema”, disse Cleonice.
“Vou voltar para Salvador antes do tempo das férias coletivas da minha família, porque não dá para ficar em um local sem água. Isso é uma falta de respeito para nós que pagamos em dias a conta da água e somos esquecidos dessa forma”, completou Linda.
A partir da denúncia, a equipe do Bocão News entrou em contato com a assessoria da embasa que, através de nota, informou ter suspendido o fornecimento de água nos municípios de Itaparica e Vera Cruz para a realização da substituição de equipamentos da estação de tratamento de água que abastece a Ilha de Itaparica.
Ainda de acordo com a nota, a assessoria informou que a previsão de retorno do abastecimento seria às 21 horas desta última segunda-feira (26), sendo que a regularização se dará de forma gradativa nas próximas 48 horas: “A Embasa pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios”.  
Esclarecendo a continuidade da falta de água na ilha, a assessora contou que a previsão de retorno da água não foi atendida devido à complexidade do serviço. De acordo com a gerente do escritório local de Itaparica, a pendência agora é o retorno da energia elétrica por parte da Coelba, que está realizando os ajustes para fornecer energia suficiente para que a estação de tratamento volte a operar normalmente.
Publicada no dia 27 de janeiro de 2015, às 12h05

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp