Denúncia

Paciente de 88 anos com AVC fica próxima da morte aguardando vaga na regulação

Publicado em 23/01/2015, às 06h34   Tony Silva (Twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

A idosa Raimunda Costa Carvalho, 88 anos, com suspeita de AVC Hemorrágico deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) anexo ao Roberto Santos na última segunda-feira (12) e não conseguiu nenhum exame, inclusive de tomografia, para diagnosticar a doença, pois a UPA não realiza os procedimentos. A paciente entrou no sistema de regulação para conseguir uma vaga com referência neurológica e UTI, porém, sem nenhum progresso até esta quinta-feira (22).

Segundo a neta da idosa, Viviane Carvalho, a família entrou com ação judicial junto Ministério Público e conseguiu pedido liminar para internação urgente da paciente, sendo em unidade de saúde pública ou particular. Familiares ainda disseram que o governo do estado foi intimado, prometeu comprimento da ordem judicial e um protocolo foi gerado na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A transferência da idosa deveria acontecer nesta quinta-feira (22), mas os familiares foram informados que Raimunda não seria transferida pelo seu estado de saúde se encontrar instável. A família de Raimunda disse que o médico que acompanha a idosa informou que a paciente deve ser internada com máxima urgência sob o risco de não acordar nesta sexta-feira (23).

A reportagem do Bocão News tentou contato com a assessoria de comunicação da Sesab, mas não teve as ligações atendidas ou retornadas.

Publicada no dia 22 de janeiro de 2015, às 21h02

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp