Denúncia

Médico do Santa Izabel é acusado de dificultar alta médica de paciente

Publicado em 18/12/2014, às 12h22   Tiago Di Araújo (Twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma paciente do Hospital Santa Izabel, em Salvador, a senhora Alice Reis Damacena, de 54 anos, vem passando por um dilema ultimamente após ser internada às pressas com diagnóstico de água no pulmão. De acordo com o seu filho, Adalto Damacena, a paciente está tendo sua alta médica dificultada por um médico da unidade, que exige o pagamento do valor total do procedimento realizado.
Adalto entrou em contato a reportagem do Bocão News para denunciar o que ele descreve como falta de ética profissional. Tudo começou a cerca de um mês, quando dona Alice foi encaminhada para o Hospital Santa Izabel para realizar um procedimento de retirada de água do pulmão. Segundo o denunciante, chegando na unidade a paciente deu entrada pelo plano de saúde, Capesaúde, aceito no hospital, e foi informado que o valor do procedimento necessário estava dentro do teto de cobertura, máximo de R$ 4 mil.
Com isso, a paciente foi encaminhada para enfermaria e foi insstalado um dreno no pulmão para retirada do líquido do órgão. Após realização do procedimento começou o transtorno da família de dona Alice. Segundo o filho da paciente, o médico Romilton Viana Machado, que prestou o atendimento, fez um orçamento das despesas médicas no valor de R$ 11 mil, quase três vezes maior que o teto de cobertura do plano, desconsiderando o que foi informado no momento da internação. 
A partir daí, a paciente passou a não ter mais revisão do médico e permanece há 23 dias com o dreno preso ao pulmão. Ainda de acordo com o denunciante, sua mãe está com baixa imunidade e existe o receio de toda família que ela contrair uma infecção hospitalar. "Isso precisa ser denunciado. E existem outras pessoas que estão refens desse médico antiético e desumano", desabafou Adalto.
Alice Damacena é residente de Feira de Santana e há dois anos foi diagnosticada com câncer na tireóide, onde precisou fazer a retirada de dois nódulos, um na cabeça e outro na coluna, que a deixou sem andar. Mesmo com todos problemas de saúde, "o médico Romilton Viana Machado não permite a saída dela por que o plano de saúde Capesaude não quer pagar o valor exorbitante que ele está propondo", relatou o filho da paciente.
A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Santa Izabel, que afirmou que a diretoria da unidade já está apurando o caso, mas até o momento não enviou nenhum comunicado. O denunciante informou que a família escreveu uma carta e entregou à diretoria da unidade de saúde para tentar resolver a situação, mas também não obteve resposta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp