Denúncia

Moradores de Cajazeiras denunciam invasão

Paulo M. Azevedo
Famoso Pinicão se torna "vista" de mais 80 famílias  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo

Publicado em 22/11/2014, às 07h18   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)


FacebookTwitterWhatsApp

Incomodados com os novos “vizinhos”, moradores de Cajazeiras 11 procuraram o site Bocão News para denunciar a invasão construída na área de reserva da Mata Atlântica, localizada em frente ao famoso “Pinicão”, que conta hoje com 80 barracos estendidos.
Segundo moradores, após o desmatamento que surgiu há cerca de três meses, diversas famílias começaram a subir seus barracos, de forma ilegal, estendendo a invasão que já existia no local. 
Indo de contra as informações, a moradora, Carolina Gomes, contou que já reside no local há três anos e que tem o apoio total das comunidades vizinhas: “Desde que chegamos procuramos nossos vizinhos para que pudéssemos viver de forma pacífica, afinal, nossa única intenção aqui é de moradia. Somos todos pais de família a procura de um teto”.
A comunidade Vila Esperança surgiu a partir da ocupação de dezenas de famílias, vindas de várias partes da cidade. Hoje, existem 80 casas no local: “Aqui tem ex-morador de Itapuã, Cajazeiras, Cidade Baixa, Vasco da Gama, Tancredo Neves, entre outros diversos bairros de Salvador. Muitos que habitam na comunidade vieram porque perderam suas casas e outros porque já não conseguiam mais pagar o aluguel”, contou Carolina.
A moradora disse ainda que já fizeram contato com a Conder e Sucom, entregaram todos os documentos para legalizar a área, porém até então nenhum representante dos órgãos apareceram: “Você entra na nossa comunidade e vê que já temos água, encanada, energia, tudo de forma legal, ainda assim já derrubaram nossas casas cinco vezes e retornamos porque não temos para onde ir. Estamos aguardando os órgãos responsáveis, além do governador e prefeito, para que possam ver que vivemos aqui de forma digna e correta”, contou.
Assim como Carolina, os moradores Luciano Ribeiro, 42 anos, e Ioná Rodrigues, 44 anos, contam com a boa vontade do governo para deslocar a população para o programa do Governo, “Minha Casa, Minha Vida”: “Ocupamos o espaço porque somos sem-teto e esperamos que os políticos se sensibilizem com a nossa situação. O Minha Casa, Minha Vida está nos nossos planos e não vamos perder as esperanças”, adiantou a secretária do lar, Ioná.

Publicada no dia 21 de novembro de 2014, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp