Cultura

Olodum faz festa Carta da Igualdade no Pelourinho próximo domingo (31)

Divulgação
O evento faz parte das homenagens à Revolta dos Búzios de 1798  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/08/2014, às 17h36   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

No próximo domingo (31), o Olodum continua as homenagens à Revolta dos Búzios. O grupo realiza a festa 'Carta da Igualdade' relacionada ao relato dos heróis do movimento em 1798. O evento acontece a partir das 15 horas, no Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho), com a banda percussiva do Olodum e convidados.
A Revolta dos Búzios aconteceu em 12 de agosto de 1798, quando líderes populares buscavam a Independência da Bahia e a libertação de escravos, além da igualdade racial. A revolta também é conhecida como Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates por conta da profissão exercida pela maioria dos participantes.
Olodum e Revolta dos Búzios
A Revolta dos Búzios é o marco zero dos Direitos Humanos no Brasil e envolveu negros, mestiços e brancos em prol da igualdade e liberdade no Brasil. Foram condenados à morte: João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz das Virgens, em 1799 na Praça da Piedade. O Olodum desde 1984 celebra este fato histórico relevante, cujos documentos comprobatórios estão no Arquivo Público da Bahia, por entender que a história atual da luta por Direitos da igualdade tem muito a ver com a Revolta dos Búzios, a luta por liberdade religiosa, a luta dos jovens por cotas nas universidades e a luta contra a violência civil e pública. A Revolta dos Búzios foi tema do carnaval do Olodum em 1985, 1998, do Bloco Olodum Mirim, foi motivo de petição ao prefeito Antonio Imbassahy para colocar os bustos dos quatro mártires na Piedade, placa na Rua João de Deus.
SERVIÇO
'Festa Carta da Igualdade'
Atração: Olodum e convidados
Quando: Dia 31 de agosto 2014 (domingo)
Horário: 15 horas
Quanto: R$ 30 (meia-entrada)
Local: Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho)
Informações: (71) 3322-5010
Ingresso À Venda na Loja Planeta Olodum (Casa do Olodum)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp